Conferência Ethos Belém incentiva debates sobre as relações entre sustentabilidade da Amazônia e setor empresarial

Por Instituto Peabiru
Publicado em 20/11/2018

Marcada para acontecer dia 28 de novembro, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém, a 2ª edição da Conferência Ethos Belém 20 anos propõe diálogos que viabilizem o entendimento da relação entre desenvolvimento econômico da Região Amazônica e a agenda do meio ambiente.

O extrativismo é a principal atividade local, mas está longe do seu potencial e necessita do apoio do Governo e políticas públicas para ser aprimorada. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), nas últimas duas décadas, a economia da Amazônia registrou aumento 2 vezes maior que o crescimento médio do País, mas ainda assim a renda média das famílias que vivem nesses estados e municípios é menor que a média nacional.

“Queremos reunir atores sociais em busca de sistemas produtivos capazes de promover e manter o desenvolvimento da Amazônia. Nossa visão é que além de social e ambiental, a sustentabilidade precisa ser econômica”, diz Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos.

Nesse sentido, durante o painel “Visão empresarial para a Amazônia: o engajamento para o desenvolvimento social e econômico”, haverá debate a respeito do modelo de expansão industrial e econômica na região Amazônica, suas correlações com a realidade cultural e política, vocação produtiva, integração com outras regiões do país e ocupação territorial.

Além desse tema, a conferência vai trazer debates a respeito de temas civilizatórios e incontornáveis da agenda social brasileira, como o combate ao trabalho escravo e à degradação ambiental. Além disso, contará com painéis que vão discutir a problemática da morte de ativistas do meio ambiente. Sobre integridade, um dos pontos altos será a abordagem do Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência, lançado em julho deste ano em São Paulo, para conhecimento e adesão do empresariado local.

CEB Abertura
1ª edição da Conferência Ethos Belém | Fotos: Paulo Santos

O público presente poderá conferir, durante toda a programação, 20 painéis que darão visibilidade ao protagonismo econômico e aos mecanismos políticos e sociais que favorecem a proteção ambiental, os direitos das comunidades tradicionais e o papel construtivo do Brasil na agenda global de meio ambiente.

Reconhecido por debater tendências para a consolidação de uma economia inclusiva e socialmente responsável, o evento terá três palcos simultâneos, mantendo o formato 360°, no qual os fones de ouvido permitem aos participantes dos painéis a migração de uma palestra para outra sem a necessidade de mudança física de local.

Há duas décadas, o Ethos faz parte da vida das empresas e marca presença nos momentos e projetos mais importantes do país. Conferências, publicações, ferramentas para negócios sustentáveis, construção de políticas públicas e tantas outras iniciativas. Uma trajetória inteira voltada para o desenvolvimento sustentável. Não é à toa que, em todo o país, mais de 500 empresas são associadas ao Ethos, mais de 1.300 compactuam compromissos e mais de 3.900 já utilizaram os Indicadores Ethos.

Para confirmar sua presença, basta clicar no link e preencher o formulário.

Para acessar a programação da Conferência Ethos clique aqui.

Sobre o Instituto Ethos

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, que completa 20 anos neste ano de 2018, tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. A organização trabalha com questões relacionadas à ética desde sua fundação, em 1998. O Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, criado em 2006, vem estimulando o setor empresarial a incorporar práticas de integridade em seus planos de negócio. A temática dos direitos humanos e da igualdade de gênero e raça também são abordadas no Grupo de Trabalho de Empresas e Direitos Humanos. Além disso, em 2009, o instituto fundou o Fórum Clima, que engaja empresas na busca por soluções para a alteração do clima.

Comunicação Instituto Ethos

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários