A Loja Peabiru Produtos da Floresta abre suas portas no Circuito Circular

Mel de abelhas, licor de bacuri, farinha de mandioca tradicional, chocolate de cacau nativo. Além de sabores únicos, esses produtos têm em comum um modo de produção que ajuda a manter a floresta Amazônica viva.

Desde agosto Belém tem um espaço dedicado a produtos sustentáveis como esses, no qual o consumidor pode adquirir geléias, bebidas e uma série de outros ingredientes vindos da floresta Amazônica, além de conhecer sua origem e a história dos produtores responsáveis pela sua produção. A Loja Peabiru Produtos da Floresta, que funciona no bairro do Reduto, é mais uma boa opção na capital para exercer o consumo consciente ajudando a manter a produção sustentável na Amazônia.

No próximo domingo, 2 de dezembro, a loja do Instituto Peabiru abre suas portas com uma programação especial, participando da 24ª edição do Projeto Circular. O projeto, que existe há 5 anos, é dedicado à revalorização do Centro Histórico da Cidade de Belém, proporcionando oportunidades do público conhecer espaços, coletivos e empreendimentos culturais que os bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto abrigam.

 

10-151111-urucu-amarela-r-araujo-alta

Mel de abelhas sem ferrão é um dos produtos de destaque da Peabiru Produtos da Floresta. Aqui, detalhe de colmeia de Uruçú Amarela (Melípona flavolineata), em Curuçá, Pará.                                   Foto: Rafael Araújo.

Café da manhã da floresta e cortejo cultural

Para experimentar os sabores únicos da floresta, os circulantes poderão degustar um café da manhã especial, elaborado pelo chef Paulo Araújo, da OKA, com os produtos vendidos na loja. Uma ótima opção para iniciar o circuito provando o que a biodiversidade amazônica tem de melhor, fruto da produção de pequenos empreendimentos locais, especialmente da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais.

Na sequência, a programação da Peabiru Produtos da Floresta ainda conta com varal fotográfico com o tema Frutos da Floresta, roda de conversa com produtores tradicionais e cortejo cultural. O dia termina em grande estilo, com apresentação do grupo de carimbó Nação Ogan, projeto do bairro do Guamá, idealizado por Mestre Toca Ogan, da banda Nação Zumbi, que promove a educação sócio cultural através de música e de oficinas, com crianças e jovens das periferias da cidade. A loja fica abertura durante todo o dia (de 8h às 18h, veja a programação detalhada abaixo) com promoções e novos produtos, como o cacau em pó da Transamazônica e geleias de priprioca, jambu e açaí, que chegam à loja para a edição do Circular.


Loja Peabiru Produtos da Floresta no 24º Circular


Programação de 8h às 18h, no Instituto Peabiru.

Rua Ó de Almeida, 1083 (Entre Rui Barbosa e Benjamim Constant).


8h ás 16h – Varal fotográfico – Frutos da Floresta


9h às 11h – Café Peabiru

Café da manhã com menu preparado pelo chef da OKA Paulo Araújo com ingredientes da Loja Peabiru Produtos da Floresta.

10h às 12h – Roda de conversa com os produtores parceiros Peabiru Produtos da Floresta

  • Seu Miguel, produtor de farinha de mandioca e cultivador de ostras, na Vila Nova Olinda, em Augusto Corrêa.
  • Andréa, empreendedora do Mel Raynah, que produz mel e derivados (pólen, pão de mel e sabonetes de mel), em produção familiar no município de Bragança.
  • Dona Vera e Seu Lins, produtores de chocolates, da marca Vera Chocolates, de Boa Vista do Acará.
  • Wasceny Lima, proprietária da Selenata, produtora de Castanhas de caju, Castanha do Pará e produtos derivados.

15h – Cortejo cultural com o Bloco Nação Ogun

A partir das 16h – Apresentação do Bloco Nação Ogan

O Cortejo de carimbó será puxado pelo Bloco Afro Nação Ogan (BANO), iniciativa do projeto do bairro do Guamá, incentivado por integrantes do grupo Nação Zumbi que trabalha o ensino sócio cultural através de música e de oficinas pela capital paraense.

 

 

, , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: