Ativa Barcarena: Dias de campo com orientação técnica fortalecem agricultura familiar

Por Instituto Peabiru
Publicado em 20/02/2019

Como parte das ações do projeto Ativa Barcarena, comunidades do município receberam no segundo semestre de 2018 treinamentos e orientação técnica voltados a apoiar os produtores locais nos principais desafios da agricultura familiar. Cultivo de peixes e saúde do solo foram alguns dos temas das capacitações oferecidas aos agricultores que avaliam os treinamentos como oportunidades de aplicar novos conhecimentos em seu dia a dia, melhorando a produtividade.

Conhecer novas técnicas, trocar aprendizados e exercitar de forma prática em suas próprias comunidades os conhecimentos adquiridos fazem parte da proposta de orientação técnica oferecida a um grupo de comunidades de produtores rurais do município de Barcarena, no Pará. A orientação técnica realizada nas comunidades é uma das atividades que compõem os Dias de Campo, do projeto Ativa Barcarena, realizado pela área de Responsabilidade Social Corporativa da Hydro, dedicados a oferecer o apoio necessário ao desenvolvimento de atividades na agricultura familiar local. A produção de peixes foi o tema das atividades de orientação técnica realizadas junto às comunidades de Burajuba, Utinga-Açu e Arienga Estrada, nos meses de outubro e novembro de 2018.

 

_DSC0334

Dia de campo na comunidade de Utinga-Açu, em Barcarena (PA). Foto: Rafael Sales.

 

A comunidade de Burajuba recebeu a primeira atividade de orientação técnica ao produtor familiar rural e, em Utinga-Açu, comunidade localizada na Ilha da Trambioca, mais 18 produtores participantes puderam partilhar de ensinamentos práticos apresentados pelos especialistas. Em Arienga Estrada, a atividade atendeu a demanda do próprio grupo de produtores locais, interessados em aprimorar conhecimentos diante da crescente construção de viveiros de peixes na comunidade. Além dos produtores locais, participaram das atividades a equipe técnica do Instituto Peabiru, responsável por conduzir as dinâmicas e facilitar a orientação técnica, e representantes de outras instituições, como a Secretaria Municipal de Agricultura de Barcarena (SEMAGRI) e o Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA).

_DSC0388

Participantes do dia de campo em psicultura na comunidade de Utinga-Açu, Barcarena (PA), atividade do projeto Ativa Barcarena. Foto: Rafael Sales

 

Ao longo das etapas do treinamento, os participantes receberam cartilhas, elaboradas pela equipe do Peabiru, para auxiliar o acompanhamento da dinâmica de discussão, além de aprenderem e exercitarem técnicas de fácil reprodução, com o apoio da equipe técnica, em um processo prático de familiarização com as ferramentas e métodos apresentados. “Este Dia de Campo veio trazer para comunidade o conhecimento que a gente não tinha. Avalio de forma muito boa a iniciativa e a participação de nós da comunidade, que pela primeira vez recebemos uma ação desta magnitude”, avalia Evaldo Barros, educador do campo e participante da comunidade de Utinga-Açu.

 


Sobre o Ativa Barcarena: Realizado desde maio de 2018 o Ativa Barcarena busca contribuir para mapear as redes de produtores rurais de Barcarena, trabalhando em conjunto com as famílias produtoras e levando ainda informações e orientação técnica para o desenvolvimento do potencial agrícola das comunidades. Realizado pela Hydro e executado pelo Instituto Peabiru, o projeto conta com o apoio científico da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) na realização de pesquisas de fertilidade do solo.

Conheça mais sobre as ações do Projeto Ativa Barcarena clicando aqui.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários