Ativa Barcarena: Dias de campo com orientação técnica fortalecem agricultura familiar
Como parte das ações do projeto Ativa Barcarena, comunidades do município receberam no segundo semestre de 2018 treinamentos e orientação técnica voltados a apoiar os produtores locais nos principais desafios da agricultura familiar. Cultivo de peixes e saúde do solo foram alguns dos temas das capacitações oferecidas aos agricultores que avaliam os treinamentos como oportunidades de aplicar novos conhecimentos em seu dia a dia, melhorando a produtividade.
Conhecer novas técnicas, trocar aprendizados e exercitar de forma prática em suas próprias comunidades os conhecimentos adquiridos fazem parte da proposta de orientação técnica oferecida a um grupo de comunidades de produtores rurais do município de Barcarena, no Pará. A orientação técnica realizada nas comunidades é uma das atividades que compõem os Dias de Campo, do projeto Ativa Barcarena, realizado pela área de Responsabilidade Social Corporativa da Hydro, dedicados a oferecer o apoio necessário ao desenvolvimento de atividades na agricultura familiar local. A produção de peixes foi o tema das atividades de orientação técnica realizadas junto às comunidades de Burajuba, Utinga-Açu e Arienga Estrada, nos meses de outubro e novembro de 2018.

Dia de campo na comunidade de Utinga-Açu, em Barcarena (PA). Foto: Rafael Sales.
A comunidade de Burajuba recebeu a primeira atividade de orientação técnica ao produtor familiar rural e, em Utinga-Açu, comunidade localizada na Ilha da Trambioca, mais 18 produtores participantes puderam partilhar de ensinamentos práticos apresentados pelos especialistas. Em Arienga Estrada, a atividade atendeu a demanda do próprio grupo de produtores locais, interessados em aprimorar conhecimentos diante da crescente construção de viveiros de peixes na comunidade. Além dos produtores locais, participaram das atividades a equipe técnica do Instituto Peabiru, responsável por conduzir as dinâmicas e facilitar a orientação técnica, e representantes de outras instituições, como a Secretaria Municipal de Agricultura de Barcarena (SEMAGRI) e o Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA).

Participantes do dia de campo em psicultura na comunidade de Utinga-Açu, Barcarena (PA), atividade do projeto Ativa Barcarena. Foto: Rafael Sales
Ao longo das etapas do treinamento, os participantes receberam cartilhas, elaboradas pela equipe do Peabiru, para auxiliar o acompanhamento da dinâmica de discussão, além de aprenderem e exercitarem técnicas de fácil reprodução, com o apoio da equipe técnica, em um processo prático de familiarização com as ferramentas e métodos apresentados. “Este Dia de Campo veio trazer para comunidade o conhecimento que a gente não tinha. Avalio de forma muito boa a iniciativa e a participação de nós da comunidade, que pela primeira vez recebemos uma ação desta magnitude”, avalia Evaldo Barros, educador do campo e participante da comunidade de Utinga-Açu.
Sobre o Ativa Barcarena: Realizado desde maio de 2018 o Ativa Barcarena busca contribuir para mapear as redes de produtores rurais de Barcarena, trabalhando em conjunto com as famílias produtoras e levando ainda informações e orientação técnica para o desenvolvimento do potencial agrícola das comunidades. Realizado pela Hydro e executado pelo Instituto Peabiru, o projeto conta com o apoio científico da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) na realização de pesquisas de fertilidade do solo.
Conheça mais sobre as ações do Projeto Ativa Barcarena clicando aqui.
Nenhum comentário ainda.