Nota de apoio ao Projeto Saúde e Alegria

Em nota pública Instituto Peabiru se une a centenas de organizações e manifesta apoio ao Projeto Saúde e Alegria (PSA), em decorrência da operação da Polícia Civil do Estado do Pará que apreendeu documentos e equipamentos da organização da sociedade civil em Alter do Chão (PA), na última terça-feira (26).

O Instituto Peabiru manifesta publicamente seu apoio ao Projeto Saúde e Alegria (PSA), organização que atua desde 1987 na Amazônia com ações de desenvolvimento comunitário sustentável.

Manifestamos nossa solidariedade em decorrência da operação da Policia Civil do Estado do Pará, que na última terça-feira (26), apreendeu de forma truculenta documentos e equipamentos do escritório do PSA, sob acusações inconsistentes, que sequer foram publicamente aclaradas.

Ações como essa contribuem para a criminalização das organizações da sociedade civil que diariamente dedicam esforços à proteção de direitos das populações locais e à conservação do inestimável patrimônio natural que a Amazônia representa, proteção que deveria ser garantida pelo Estado, que, porém, historicamente não cumpre com esse dever.

Tais ataques se mostram ainda mais graves, ao se somarem ao longo histórico de perseguição e assassinato de lideranças do campo e de defensores ambientais no estado do Pará e à permanente impunidade de grileiros, madeireiros ilegais e grupos paramilitares, cujos crimes contribuem diretamente para a crescente destruição da floresta e de suas populações tradicionais.

Nos unimos, assim, a centenas de organizações, no Pará e em todo o Brasil, que rechaçam as ações das quais o PSA e demais organizações socioambientais foram alvo. Tais práticas devem ser repudiadas veemente por todos aqueles que defendem um estado democrático de direito, onde as liberdades de organização e manifestação são garantidas. Ainda, no contexto de crescimento nos índices oficiais de desmatamento na Amazônia, os serviços prestados por organizações que atuam diretamente no combate a práticas predatórias se mostram ainda mais urgentes e necessários.

Consideramos fundamental reafirmar a integridade e reconhecer o compromisso das organizações sérias, que atuam em defesa dos direitos socioambientais e da conservação dos ecossistemas na região. Com trabalhos reconhecidos nacional e internacionalmente, essas organizações têm sempre atuado de acordo com as leis brasileiras e são periodicamente auditadas pelo poder público, para assegurar a transparência e idoneidade de suas práticas.

O Projeto Saúde e Alegria, em razão das contribuições realizadas em seus mais de trinta anos de história, possui reputação ilibada e segue sendo inspiração para todos aqueles verdadeiramente comprometidos com um futuro justo e sustentável para a Amazônia e todos os seus povos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: