Ativa Barcarena divulga lista de agricultores selecionados para assistência técnica rural gratuita

Projeto da Hydro, apoiado pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro, selecionou 99 agricultores familiares de Barcarena para o primeiro ciclo de assistência técnica rural gratuita. Ao todo, 300 famílias serão beneficiadas até o fim do projeto.

Reprodução. Publicado em Hydro.com / Notícias.

Seguindo protocolo de prevenção à Covid-19, equipe de técnicos realiza visitas de caracterização socioprodutiva, etapa integrante do Ativa Barcarena. Visita na propriedade da senhora Maria de Belém, da comunidade de Arienga estrada, em Barcarena (PA). Foto: Matheus Melo.


Devido à grande procura, o Ativa Barcarena ampliou o número de beneficiários, dos 90 previstos inicialmente para 99, atendendo todos os agricultores habilitados durante a seleção para o ciclo de assistência técnica rural. O projeto recebeu 164 inscrições de agricultores familiares de comunidades de diversas áreas de Barcarena, incluindo a região das ilhas.

A resposta positiva dos agricultores à oportunidade é a validação de uma chamada  proposta a partir das características e demandas da agricultura familiar local. “Concebemos todo o processo de divulgação e seleção do edital para que essa oportunidade alcançasse todos os agricultores familiares do município, mesmo com acesso restrito a canais de comunicação e o isolamento decorrente da pandemia”, ressalta Kátia Aguiar, especialista de programas sociais da Hydro.

O número de inscrições comprova o interesse e a disposição dos agricultores familiares locais em aprimorar sua produção. Todos os inscritos passaram pela etapa de caracterização socioprodutiva, com visitas dos agrônomos às áreas produtivas das famílias para identificar as condições de organização da produção agrícola de cada agricultor inscrito e verificar o atendimento aos requisitos do edital.

Como apoiador financeiro do projeto, o Fundo de Sustentabilidade Hydro (FHS) garantiu, junto à área de responsabilidade social da empresa, a ampliação do número de beneficiários já no primeiro ciclo de capacitação técnica. “Essa decisão está em sintonia com o objetivo do Fundo de Sustentabilidade de financiar projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável, com linhas de investimento baseadas em demandas reais do território”, diz Eduardo Figueiredo, Diretor do Fundo de Sustentabilidade Hydro e Diretor de desenvolvimento territorial da Hydro.

Agora os 99 participantes se preparam para iniciar o ciclo de um ano de acompanhamento técnico com profissionais especializados que irão auxiliar na melhoria da produção agrícola. Todos os selecionados irão assinar termo de compromisso para participação no projeto, comprometendo-se a construir uma agenda de trabalho em parceria com a equipe de agrônomos do projeto e fornecendo informações para a elaboração do projeto técnico voltado a sua Unidade de Produção Familiar.

Confira a lista pública dos 99 agricultores e agricultoras selecionados que participarão, a partir de janeiro de 2021, do primeiro ciclo de assistência técnica do Ativa Barcarena.

União para atravessar desafios

A assistência técnica rural que será oferecida aos agricultores familiares do projeto Ativa Barcarena é parte do programa Travessia Barcarena, resultado da articulação do Fundo de Sustentabilidade Hydro junto a parceiros multidisciplinares para levar ajuda humanitária a famílias e organizações da região, priorizando a aquisição de produtos e serviços locais e proporcionado capacitação técnica. O programa planeja ações relacionadas à promoção de boas práticas relacionadas a pandemia e a destinação de recursos para doação de produtos agroalimentares locais. Além da realização da Hydro, o projeto de assistência técnica rural gratuita conta com apoio financeiro do FSH, USAID, NPI Expand, Plataforma Parceiros pela Amazônia – PPA e SITAWI Finanças do Bem por meio da iniciativa PPA Solidariedade. O Instituto Peabiru é o parceiro implementador da iniciativa.

Sobre a PPA Solidariedade

USAID, NPI Expand, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a SITAWI Finanças do Bem se uniram para criar uma parceria para ajudar a combater a COVID-19 no Brasil. A “PPA Solidariedade: Resposta à COVID-19 na Amazônia é uma iniciativa que engaja o setor privado em parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis para fortalecer a resposta rápida a emergências e ao combate a COVID-19. A iniciativa irá trabalhar com parceiros da sociedade civil e do setor privado em quatro linhas de ação: Mobilizar campanhas de comunicação sobre os riscos e o engajamento das comunidades em medidas de mitigação e proteção para enfrentar a COVID-19 e capacitar as comunidades vulneráveis e/ou isoladas para proteger-se contra a exposição e transmissão da COVID-19; Promover medidas de prevenção e controle de infecções pela COVID-19 em instalações de saúde e nas comunidades; Apoiar o sistema de saúde local (hospitais, postos de saúde e unidades/serviços de saúde comunitários) para responder e controlar a COVID-19 por meio de serviços de saúde e vigilância; Apoiar empreendedores, pequenos negócios de impacto social e startups, grupos de produtores e cooperativas com pequenos aportes financeiros, serviços de assessoria empresarial e acesso a empréstimos a juros baixos ou microcrédito.

, , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: