Instituto Peabiru, Hydro e Secretaria de Agricultura de Barcarena dialogam sobre perspectivas para a agricultura familiar no município

Por Instituto Peabiru
Publicado em 14/12/2021

Com o objetivo de fortalecer parcerias, encontro abordou planejamento em políticas públicas e as ações de projetos de investimento social para a agricultura local

Semagri apresentou o plano de desenvolvimento do município para o tema da agricultura em reunião com Fundo de Sustentabilidade Hydro e Instituto Peabiru
Foto: Mariana Faro/Instituto Peabiru.

O Instituto Peabiru, o Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) e a Secretaria de Agricultura de Barcarena (Semagri) reuniram-se no dia 27 de outubro, em Barcarena, para dialogar sobre oportunidades e perspectivas para a agenda de agricultura familiar do município. O objetivo do encontro foi identificar sinergias entre projetos e ações em curso e compreender como as organizações e o poder público podem atuar de forma complementar a partir da política de desenvolvimento territorial.

A Semagri, representada pelo Secretário Edson Cardoso, apresentou o plano de desenvolvimento do município para o tema da agricultura e abordou as perspectivas de políticas públicas de Barcarena para incentivo à atividade. “Este encontro é importante pois pudemos apresentar o que a Semagri busca para o horizonte de 10 anos, como estamos atuando e a estrutura que oferecemos para este desenvolvimento. E, assim, possibilitar que Hydro e Peabiru possam compartilhar as estratégias que estão realizando e seus pontos de alinhamento com as do poder público”, afirmou o Secretário.

Dentro do portfólio de projetos realizados pela Hydro e pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro com foco na agricultura familiar estão as iniciativas Ativa Barcarena, Tipitix e parte das ações do projeto Travessia, que atua no apoio à população em vulnerabilidade social, no cenário da pandemia de Covid-19. As ações destes projetos se articulam para objetivos complementares no que se refere ao desenvolvimento da agricultura familiar e têm o Instituto Peabiru como parceiro de execução, responsável pela implementação das ações em campo.

A reunião também possibilitou a troca de ideias e conhecimentos entre as equipes técnicas envolvidas. Estiveram presentes representando o Peabiru seu Diretor Executivo, Hermógenes Sá, e a Gerente do Programa Ativa, Flora Bittencourt. “Oportunidades como esta, de diálogo entre setores atuantes no mesmo território, nos permitem confirmar não só o alinhamento entre as ações que estamos desenvolvendo em Barcarena, mas também o potencial de fortalecimento do território quando diferentes ações e projetos estão coordenados para melhorar as condições de produção das famílias que fazem a agricultura”, destacou Hermógenes.

Equipes da Semagri, Fundo de Sustentabilidade Hydro e Instituto Peabiru reunidas em Barcarena para fortalecer parcerias em prol da agricultura.



Para a Hydro e o Fundo de Sustentabilidade Hydro, organização sem fins lucrativos criada em 2019 para promover o desenvolvimento sustentável e apoiar projetos de base comunitária, o diálogo entre atores do território é fundamental para garantir a eficiência das ações. “Para nós este encontro é importante principalmente por permitir entendermos como a Hydro e seus parceiros podem contribuir para a política pública de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura. Nós, como iniciativa privada, a partir de uma abordagem de responsabilidade social, temos como diretriz sempre investir em políticas públicas, tendo a prefeitura como o parceiro natural para isso, além do terceiro setor, representado aqui na figura do Peabiru. Hoje nós pudemos identificar as sinergias entre nossos programas e projetos e as políticas públicas e projetos do governo municipal, para que possamos garantir mais eficiência nos resultados para a população de Barcarena”, declarou Eduardo Figueiredo, Diretor Executivo do FSH.

A partir desse encontro, serão realizadas novas reuniões de trabalho com o objetivo de mapear pontos de encontro entre as agendas e planejar ações coordenadas, onde cada ator atenda seu público de forma complementar, contribuindo para o enfrentamento dos desafios do município como um todo. “Ao atuarmos em uma proposta unificada para proporcionar melhoria de vida, geração de renda e promover um processo agroalimentar sustentável está sendo dado sentido real ao desenvolvimento sustentável no município”, finalizou o Secretário Edson Cardoso.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários