Famílias participantes do projeto Amigo das Abelhas da Amazônia coletam primeiro lote de mel em Boa Vista do Acará, Pará

Por Instituto Peabiru
Publicado em 09/09/2022

Em agosto, 20 famílias do município de Boa Vista do Acará realizaram a primeira coleta de mel de abelhas sem ferrão em suas áreas de criação. A capacitação para a criação das abelhas e os materiais necessários para o início da atividade foram recebidos pelas famílias como parte das ações do projeto Amigo das Abelhas da Amazônia, realizado pelo Instituto Peabiru desde 2020, com apoio do Instituto Clima e Sociedade. 

Ao todo, o projeto beneficia 40 famílias no município, 20 beneficiárias da primeira fase do projeto, iniciada em 2020, e mais 20 na segunda fase, que teve início em 2022. Cada família participante da primeira fase recebeu 15 colmeias para instalação em seus quintais, totalizando 300 colmeias de abelhas sem ferrão produzindo mel no território. Em sua segunda fase, o projeto beneficia 20 novas famílias de Boa Vista do Acará, que após as capacitações também receberão colmeias para iniciar sua produção.

Após um ano de cuidado com as abelhas e com o meio ambiente, as 20 famílias beneficiárias da primeira fase do projeto deram início à coleta de mel em seus meliponários (nome dado à área de criação das abelhas sem ferrão). Dona Shirlene, uma das beneficiárias do projeto, coletou 20kg de mel de abelhas sem ferrão em sua área familiar.

Dona Shirlene realizando a primeira coleta de mel em seu meliponário. Foto: Isadora Simas

Ao todo, foram coletados 300kg de mel nos meliponários das famílias que participam do projeto desde 2020. Dez meliponários apresentaram uma média produtiva de 20kg de mel, o que representa uma renda média de R$800,00 para cada família com a venda do produto na safra.

De acordo com Fernando Oliveira, coordenador de meliponicultura do Instituto Peabiru, o futuro é promissor para a segunda parte da coleta, que deverá ter início em outubro. “Vamos duplicar a produção e elevar a renda anual das famílias para R$1.600,00. Outra boa notícia é que o atual conjunto de 300 colmeias será reproduzido ao final da safra, chegando a 600 colmeias produtivas para a safra de 2023”, complementa.

Mel do Acará para todo Brasil

Toda a produção de mel de abelha sem ferrão das famílias participantes do projeto é enviada ao Instituto Peabiru, que realiza a compra através de pagamento direto aos produtores. O mel das abelhas melíponas comprado das famílias segue para uma unidade de beneficiamento parceira, onde é envasado e rotulado com o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Com estes registros e emissão de nota fiscal, o produto pode ser revendido formalmente em todo o Brasil.

O mel do Acará se junta à produção de mel de abelhas nativas de outros territórios viabilizada pelo Instituto Peabiru. Os méis de abelhas sem ferrão produzidos por comunidades de Almeirim, Curuçá, Itapiranga e Monte Alegre, todos municípios no Pará, estão disponíveis para todo Brasil através da loja virtual Peabiru Produtos da Floresta.

Amigo das Abelhas da Amazônia

O Projeto Amigo das Abelhas da Amazônia é realizado pelo Instituto Peabiru e conta com financiamento do Instituto Clima e Sociedade. O projeto faz parte do Programa Abelhas da Amazônia que, ao longo dos últimos 16 anos, já desenvolveu a meliponicultura – criação de abelhas sem ferrão – em territórios no Amapá, Amazonas e Pará. O programa já promoveu a criação de abelhas sem ferrão em mais de vinte comunidades e a conquista do Selo de Inspeção Federal para comercialização do mel dessas localidades. Atualmente, participam do Programa mais de 120 produtores de 20 comunidades rurais de oito municípios no Pará e Amapá, além de outras comunidades parceiras no Amazonas. Agora, as famílias de Boa Vista do Acará também fazem parte do projeto de desenvolvimento da meliponicultura, em um ciclo inicial de dois anos.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários