Instituto Peabiru realiza oficina para comunicadores sobre crianças e adolescentes

Por Instituto Peabiru
Publicado em 01/03/2023
Oficina realizada para gestores e profissionais de comunicação do Instituto Peabiru. Foto: Instituto Peabiru

O Instituto Peabiru, por meio da equipe de comunicação do Selo UNICEF e da Agenda 2030, realizou oficina para aprimorar a comunicação na abordagem de crianças e adolescentes que fazem parte dos diferentes projetos em que o Instituto Peabiru atua.

Intitulada “Infâncias e adolescências na Amazônia: por uma comunicação institucional que protege”, a oficina trabalhou os aspectos da  linguagem e abordagem em produções comunicacionais, quando as personagens forem crianças e adolescentes. A utilização adequada de termos em reportagens e peças publicitárias envolvendo crianças e adolescentes, como fazer entrevistas e de que forma representar meninos e meninas como sujeitos de direitos, foram o foco da oficina.

Luciana Kellen, articuladora social nos projetos Selo UNICEF e Agenda 2030  , facilitadora da oficina, conta sobre a importância de se atentar a uma comunicação correta quando crianças e adolescentes estão envolvidos. “A responsabilidade dos comunicadores sobre o que produz, sejam fotos, textos ou vídeos, deve ser norteada pelo papel social que exercemos. O que produzimos não deve ser somente visto com a beleza estética, mas também a mensagem de que o respeito à dignidade humana deve ser desde a infância. E eu garanto isso escolhendo imagens e termos que retratem meninos e meninas como cidadãos, o que realmente são”.

Kellen também ressalta a importância de compartilhar conhecimento com outros profissionais da área e pessoas que se interessam pelo assunto. “Eu passei por esse processo de formação nos últimos anos, e se hoje estou na condição de partilhar conhecimento, atuando por uma instituição referência na Amazônia, é por que o Peabiru está se posicionando em defesa, de forma atuante, por essa proteção integral de meninos e meninas. Comunicação é partilha. E que a corrente pela representação das infâncias como sujeitos de direitos em produtos comunicacionais, permaneça”, afirma a articuladora social.

O evento foi realizado no auditório da Casa da ONU, em Belém, e contou com a participação de 13 colaboradores do Instituto Peabiru, entre gestores e profissionais de comunicação de diferentes projetos, que atuam na produção de materiais de comunicação, de forma direta ou indireta, com crianças e adolescentes. A ação continuada prevê oficinas práticas de vídeo e fotos, e aprimoramento da divulgação dos projetos com e para crianças e adolescentes do Instituto Peabiru, nas mídias digitais. 

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários