Projeto “Te Sai Covid” trabalha pelo engajamento de adolescentes contra a COVID-19 no Marajó

Por Instituto Peabiru
Publicado em 26/04/2023

O projeto mobiliza a juventude a partir do conhecimento local e do contexto vivido pelas comunidades, e articula vários setores da sociedade em parceria com as secretarias municipais, USAID, NPI Expand e SITAWI.

“Graças a Deus, aqui em casa, nós já tomamos todas as vacinas disponíveis! Vacinas salvam vidas. Se eu me amo, se amo meu próximo, eu tenho que tomar vacina, para me proteger e proteger quem eu amo”. A afirmação é do adolescente, Davi Muniz, 15 anos, do município de Gurupá, Marajó. Ele é um dos adolescentes que faz parte da mobilização do projeto “Te Sai Covid”, realizado pelo Instituto Peabiru, com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), NPI Expand Brasil e a SITAWI. 

O projeto trabalha para diminuir os impactos da COVID-19, capacitando profissionais, mobilizando adolescentes e contribuindo para aumentar a vacinação contra a COVID-19 nos 16 municípios do Marajó.

Residente do Quilombo “Maria Ribeiro”, Davi participou de uma das estratégias do projeto, o grupo focal, que reúne adolescentes dos municípios e debate sobre a COVID-19, de maneira lúdica, com roda de conversas e jogos educativos. Além disso, o adolescente participou da fase anterior do projeto. 

“Minha primeira experiência com o projeto ‘Te Sai Covid’ foi quando eles vieram aqui no interior, para participarmos em Belém, para falar sobre a pandemia e sobre nossas experiências e agora eles voltaram. Participei de novo. O projeto é importante porque fala sobre a COVID-19. Porque, infelizmente, ela não acabou e não vai acabar, já vai ser uma coisa do cotidiano. A gente vai ter que tomar a vacina para se proteger desse vírus.  Vai ser parte da nossa vida. Então é muito importante a gente continuar falando sobre isso, por isso gosto muito do projeto do “Te Sai Covid”, comemorou.

Davi tem muito orgulho do seu lugar de origem, do seu quilombo, de ter nascido no Marajó e espera que todos se protejam contra o vírus. “É um lugar incrível de viver, que fica à beira do rio, um lugar muito tranquilo sem muitas coisas de cidade grande. Fico feliz, porque a nossa comunidade está bem envolvida com a vacinação, nas ações, que vem vacina, a comunidade vai em peso”, elogiou.

Pandemia – Davi lembra dos momentos difíceis que passou durante a pandemia, com o isolamento social. Segundo ele, sua família se cuidou evitando visitar os outros, além de usar o álcool em gel nas mãos, máscaras e todas as medidas de prevenção.

“A gente que é do interior é acostumado a se abraçar, se reunir às tardes, conversar, jogar bola… Aí, quando surgiu a pandemia, a gente teve que parar, a gente não podia ir na casa dos tios, dos primos, dos amigos, ficamos isolados mesmo. Ninguém mais se via, a gente sentiu muito medo, a gente não sabia bem o que era, mas graças a Deus a gente conseguiu sair bem”, pontuou.

Fake News – Ao falar da vacina, o adolescente diz que foi um grande alívio quando sua comunidade pôde receber os imunizantes. Segundo ele, apesar de surgirem muitas fake news e até ter acreditado em algumas, no final, ele e sua família acreditaram na eficácia das vacinas e comemoraram a chegada no seu quilombo. “A vacina da COVID-19 é muito importante e veio no período muito difícil, o período pandêmico, que o mundo estava enfrentando. O triste é que muitas pessoas deixaram de tomar a vacina, que é uma coisa que vem pro bem”, lamentou.

Para Davi é muito importante combater notícias falsas, ele sabe que muitas pessoas deixaram de se vacinar, deixaram de acreditar, não só na vacina da COVID-19, mas nas outras vacinas, por conta da disseminação de notícias falsas, cujo combate deve ser constante.
Futuro – O jovem Davi sonha em ter um diploma, conseguir um bom trabalho, para sustentar sua família; seus pais e seus irmãos, ajudar eles em tudo que puder.

“Quero ser alguém na vida, sabe? Estudar, ter formação, ter estudos para vida, esse é meu planejamento, se Deus me permitir, eu quero me formar”, afirmou

Sobre o Te Sai Covid – O projeto trabalha na mobilização a partir do conhecimento local e do contexto vivido pelas comunidades. Os resultados desses encontros apoiam a construção de uma Campanha de Comunicação, para que a informação da importância da vacinação chegue também nessas localidades.

O foco do projeto está na mobilização e engajamento dos jovens, como Davi Muniz, que são verdadeiros agentes de mudança. Outros setores como Saúde e Educação, além de lideranças comunitárias também são mobilizados. O projeto envolve vários setores da sociedade, em parceria com as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social.

Sobre os parceiros – O projeto Te Sai Covid, iniciativa com foco na prevenção contra a COVID-19, é implementado pelo Instituto Peabiru com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), NPI Expand Brasil e a SITAWI Finanças do Bem. A USAID, a NPI EXPAND e SITAWI formam a rede de apoio como resposta à COVID-19 na Região Amazônica brasileira. A “NPI EXPAND Brasil: Resposta à COVID-19 na Região Amazônica Brasileira (fase 2)” é uma iniciativa que engaja organizações da sociedade civil (OSCs) em parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis que fortalecem a resposta rápida a emergências e ao combate à COVID-19. 

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários