O Ativa Barcarena


Busca valorizar a agricultura familiar e a produção sustentável de alimentos em Barcarena, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de um sistema agroalimentar localizado (SIAL), baseando a sua atuação na assistência técnica rural e na capacitação aos produtores familiares e na organização da rede de atores socioprodutivos e da promoção de produtos com identidade local. As atividades do Ativa Barcarena estão planejadas e distribuídas ao longo de cinco anos, considerando ciclos de assistência técnica e de capacitação a agricultores familiares. Entre 2018 e 2019 o projeto realizou pesquisa estruturada sobre perfil socioeconômico com 301 famílias locais, produzindo diagnóstico rural participativo em cinco comunidades, além de promover assistência técnica rural e estudo da fertilidade e qualidade do solo nas dez comunidades participantes, alcançando 1.866 moradores do município.

Foram ainda realizados cursos, intercâmbios entre comunidades e workshop para divulgação de resultados sobre fertilidade dos solos com a sociedade civil e o poder público. A partir de 2020, devido a pandemia da Covid-19, as atividades planejadas foram adaptadas, por meio da elaboração de protocolos de segurança sanitária e de estratégias de comunicação alternativas para mobilização dos agricultores locais. Em 2020, o projeto concluiu a seleção do primeiro grupo de agricultores familiares para participação no ciclo de assistência técnica. Ao todo, 99 agricultores familiares foram selecionados, sendo realizadas visitas técnicas e elaboração de projetos participativos para assistência técnica rural aos participantes. Atualmente, 91 agricultores formam o primeiro grupo de beneficiários do projeto.




Ações


O Ativa Barcarena realiza diversas atividades para o fortalecimento da agricultura familiar no munícipio de Barcarena, com foco nos grupos de agricultores participantes do projeto. Além da Assistência técnica rural individualizada, são realizadas oficinas onde os beneficiários são reunidos para discutir teoria e práticas de interesse comum. Através dos intercâmbios uma comunidade (ou liderança) tem a oportunidade de visitar outras comunidades, para troca de aprendizados entre agricultores com a intermediação e apoio logístico do Instituto Peabiru.

Assistência técnica rural

Visitas técnicas e assistência individualizada realizadas por profissionais especializados para os agricultores participantes em ciclos de acompanhamento em cada unidade produtiva familiar.

Oficinas

Apresentação de teorias e práticas agroecológicas para grupos com demandas e desafios em comum, aliando novas técnicas com os conhecimentos tradicionais dos agricultores.

Intercâmbios

Promovemos intercâmbios levando participantes de uma comunidade para visitar outras comunidades, possibilitando troca de conhecimento e experiência entre agricultores.

Quem faz o Ativa Barcarena


Realização

Execução

Notícias


Galeria de imagens