Projeto Marajó Viva Pesca realiza oficina de construção de indicadores socioambientais

Por Instituto Peabiru
Publicado em 30/04/2014
140430_vivapesca_site_oficina6

Oficina de construção de indicadores de sustentabilidade foi realizada nos dias 26 e 27 de abril

Elaborar perguntas e respostas cujo resultado fornecerá dados a respeito do avanço ou recuo de determinado problema social e/ou ambiental. Este foi o objetivo da Oficina de Construção de Indicadores Socioambientais realizada pelo Instituto Peabiru no último final de semana (dias 26 e 27 de abril) na comunidade Santa Catarina de Sena, localizada no Rio Canaticu, em Curralinho (Marajó-PA). A ação é parte de uma série de oficinas programadas para o ano de 2014 do projeto Marajó Viva Pesca (saiba mais), que conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal. Participaram da oficina 36 pessoas no primeiro dia e 30 no segundo, entre lideranças comunitárias e moradores da região. Na ocasião, também foi exibido o vídeo “Conservação dos Recursos Pesqueiros do Rio Canaticu – Desafios” (veja aqui).

“Ao final do projeto um dos resultados que teremos será o caderno de indicadores, que é uma ferramenta muito importante para que os próprios comunitários possam monitorar a evolução dos problemas socioambientais identificados por eles mesmos durante esta oficina realizada”, explica Vivian Oliveira, assistente de projeto do Instituto Peabiru.

Para isso, o próximo passo do projeto Marajó Viva Pesca será a realização de uma série de encontros com representantes de cada uma das 29 comunidades ao longo de todo o Rio, que irão colaborar com a construção do marco zero do projeto, através de Diagnóstico Rápido Participativo (DRP). “O DRP é o momento em que as comunidades indicarão sua situação atual, para tal serão utilizados os indicadores apontados nesta Oficina e outros que poderão surgir durante as próximas reuniões, finalizando, desta forma, o Caderno de Indicadores Socioambientais”, explica Vivian.

Para o presidente da Colônia de Pescadores Z-37 e Coordenador do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Marajó (CODETEM), Assunção Novaes, mais conhecido como “Cacau”, este é um momento muito importante para a região. “É fundamental a participação de todos os pescadores e comunitários, pois são eles que serão beneficiados com este projeto. Não vai adiantar de nada se estabelecermos acordos de pesca e ninguém respeitar. Então, quando temos eventos desse tipo, que envolve a todos nós na construção de uma ferramenta importante, temos a chance de mostrar que para dar certo, todos precisam estar conscientes de suas ações”, comenta.

O Projeto Marajó Viva Pesca tem como principal objetivo a recuperação e conservação dos recursos pesqueiros do Rio Canaticu, no município de Curralinho (PA), em especial as espécies de peixe e camarão que estão em sobrepesca. Em execução desde o mês de setembro de 2013, o projeto tem previsão de dois anos de realização e pretende promover a implementação de acordos de pescas entre as comunidades do Rio Canaticu, para servirem como instrumento de gestão sustentável dos recursos pesqueiros. Para isso, serão realizadas ações que terão como objetivo ampliar o conhecimento científico sobre as espécies existentes na região e, também, sensibilizar as famílias usuárias do rio através da educação ambiental.

Confira imagens da oficina.

140430_vivapesca_site_oficina

140430_vivapesca_site_oficina1

140430_vivapesca_site_oficina2

140430_vivapesca_site_oficina3

140430_vivapesca_site_oficina4

140430_vivapesca_site_oficina5

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários