Celpa e ProGoeldi apoiam a criação da nova marca do Museu Paraense Emílio Goeldi

Por Instituto Peabiru
Publicado em 19/06/2019

Com a parceria, o Museu Goeldi lança nova marca e se prepara para reinauguração do aquário Jacques Huber no segundo semestre de 2019

Uma das instituições de pesquisa mais antigas do país e pioneira no estudo da Amazônia, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) lançou oficialmente no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, sua nova marca, em Belém (PA). Fruto da parceria com a Celpa (Centrais Elétricas do Pará), através do programa ProGoeldi, do Instituto Peabiru além da nova marca, o Museu receberá este ano um novo projeto de sinalização e a revitalização de seu aquário.

Com recursos da Celpa, captados pelo programa ProGoeldi, do Instituto Peabiru, o projeto da marca do Museu Goeldi é assinado pela Mapinguari Design. Reconhecida pela sua atuação na Amazônia, com destaque para o design estratégico e para a sustentabilidade, a empresa fundada pelas designers e pesquisadoras premiadas Fernanda Martins e Sâmia Batista, realiza pela segunda vez uma parceria com o Museu Goeldi. Em 2016, as designers desenvolveram o selo comemorativo dos 150 anos da instituição.

Desta vez, a Mapinguari foi responsável pela criação da nova identidade visual para a instituição de quase 153 anos. “A nova identidade visual do Museu Goeldi é resultado de um amplo trabalho para valorizar a sua importância, enquanto espaço de produção de conhecimento científico sobre a Amazônia. Mais do que um sinal gráfico, a nova marca reposiciona a instituição, enfatizando a inovação do trabalho de pesquisa do Museu”, resume a designer Fernanda Martins, que se define como uma apaixonada pela instituição que conheceu em 2002.

A nova marca do Museu Goeldi é a oitava a representar a Instituição em sua história de quase 153 anos. Imagem: Divulgação/Museu Goeldi.

 
O programa Progoeldi do Instituto Peabiru – Parceria em prol do Museu Goeldi

Coordenado pelo Instituto Peabiru, o programa ProGoeldi, foi criado em 2015 para unir esforços da sociedade civil em prol do Museu Goeldi na ocasião de seus 150 anos, comemorados em outubro de 2016. Seu foco tem sido a revitalização do Parque Zoobotânico do Museu, através de parcerias a realização de ações, como a pintura dos muros externos, com apoio da Akzo Nobel (Tintas Coral) a reforma dos decks e a reabertura da loja do Museu, que hoje compõe o espaço Café do Museu, com o apoio da Imerys. O Parque Zoobotânico, fundado em 1895, é o mais antigo neste gênero e um dos principais destinos de quem visita a região amazônica, recebendo cerca de 400 mil visitantes por ano. No início de 2019 a Celpa, em parceria com o programa ProGoeldi, anunciou o projeto de revitalização do Aquário Jacques Huber, o aquário público mais antigo do Brasil e uma das principais atrações do Parque Zoobotânico. A iniciativa faz parte do projeto Celpa Mais Desenvolvimento Social e conta com um investimento social e cultural na ordem de 418 mil reais. O lançamento da nova marca do Museu Goeldi corresponde à primeira etapa deste projeto, que prevê, além da revitalização do Aquário, a concepção de um sistema de sinalização e identidade visual para o Parque. O presidente da Celpa, Marcos Almeida, destaca que a nova marca indica a chegada de bons momentos para a instituição. “Em breve, o Museu estará com o seu Aquário e sinalização das vias internas totalmente reformulados e nada mais justo também termos uma identidade visual que dialogue com essa nova fase, que esperamos atrair ainda mais visitantes e turistas para este espaço de extrema importância para a cultura mundial”, afirma o presidente.

João Meirelles, diretor do Instituto Peabiru e coordenador do ProGoeldi destaca a importância da parceria entre empresas e organizações públicas, em benefício da população. “Estamos felizes que o Progoeldi, como iniciativa da sociedade civil, tenha contribuído para essa importante realização, que é a nova marca do Museu Goeldi. Este é o tipo de resultado de parcerias vitoriosas em que trabalham juntos, o Museu, a Celpa, como iniciativa privada, e a sociedade civil, por meio do Instituto Peabiru”.

A nova marca do Goeldi, do público para o público

 A construção da nova marca contou com a participação da comunidade interna e externa do Museu Emílio Goeldi, por meio de três consultas públicas realizadas em diferentes momentos do processo. As ideias e palavras-chave, resultado da consulta ao público, auxiliaram na compreensão do Museu Goeldi como uma instituição que constrói a percepção da Amazônia a partir da ciência e como um ator fundamental no fortalecimento da identidade amazônica. “A marca simboliza o olhar do pesquisador sobre a Amazônia, que revela toda a sua riqueza e complexidade. É uma janela de conhecimento, é um portal da experiência da floresta. A marca também se adequa às novas tecnologias, equilibrando traços orgânicos com uma tipografia robusta. O desenho simples e direto favorece o estabelecimento de uma comunicação efetiva com o público, e adequa a assinatura do Museu Goeldi aos mais diferentes suportes e situações”, acrescenta a designer Fernanda Martins.

Todo o resultado poderá também ser apreciado e utilizado pelos admiradores do Museu Goeldi. Uma linha de camisetas com a nova marca está disponível ao público que poderá vestir a camisa do Goeldi em quatro belas texturas (ver galeria de imagens). As camisetas em modelos feminino e masculino já estão disponíveis para aquisição na loja do Café do Museu Goeldi e na Peabiru Produtos da Floresta (pelo valor de R$55,00). A renda obtida com a venda das camisetas auxiliará a manutenção do Parque Zoobotânico.

Onde encontrar as camisas do Museu Goeldi
Loja do Museu / Samaúma Artesanato (Belém, PA)
Av. Magalhães Barata, 376. São Braz.
Horário de funcionamento: terça a domingo, de 9h às 17h.
Telefone: (91) 98129-9534

Loja Peabiru Produtos da Floresta (Belém, PA)
Rua Ó de Almeida, 1083. Reduto.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, de 12h às 17h.
Telefone: (91) 3222 6000

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários