UNICEF e Peabiru entregam kits “Rumo ao Enem” para estudantes em Belém

Por Instituto Peabiru
Publicado em 11/01/2021

Mais de 80 estudantes já foram beneficiados pela iniciativa, que pretende alcançar um total de 150 estudantes Inscrições seguem abertas.

Jovens estudantes de Belém recebem kit conectividade para apoiar sua preparação para o ENEM.
Foto: Edgar Barra/Instituto Peabiru.


Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto Peabiru realizam nesta quarta-feira (13/01) mais uma ação de entrega de kits conectividade da iniciativa Rumo ao ENEM/1 Milhão de Oportunidades para alunos do 3º ano do Ensino Médio e jovens estudantes que se preparam para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A ação que tem por objetivo ofertar 150 kits conectividade para auxiliar os/as estudantes que irão realizar o ENEM 2020, acontece na sede do Instituto Peabiru,  localizada no bairro Reduto, em Belém.

“Sabemos que durante a pandemia muitos jovens não tiveram acesso às aulas ou a oportunidade para estar se preparando de forma adequada e de qualidade para o Exame Nacional do Ensino Médio. Por isso, o UNICEF, em parceria com o Instituto Peabiru, está com essa iniciativa e pretende alcançar e distribuir 150 kits conectividade para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, residentes nas cidades de Belém e Manaus”, declarou Rayanne Máximo, Consultora do UNICEF para o Desenvolvimento e Participação de Adolescentes.

Em sua maioria, os estudantes e jovens contemplados têm entre 17 e 23 anos, os quais já concluíram o Ensino Médio e estão em preparação às provas do Enem, que irão ser aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021. Os jovens vivem em situação de vulnerabilidade social em bairros da periferia e região metropolitana da capital, como Paracurí, Guamá, Pedreira, Coqueiro, Telégrafo e Cabanagem, e foram indicados por instituições sociais e escolas públicas da cidade, como Rede Cursinho Popular (Emancipa); Lar Fabiano de Cristo; e Escola Estadual Alexandre Zacarias de Assunção. 

O estudante Daniel Neves, 18 anos, que pretende cursar Direito, relatou que antes de ganhar o kit conectividade estava se preparando para o Enem somente por meio de livros doados. “Usava os livros pela disponibilidade, pois a filha da patroa da minha mãe estudou em escola particular e me doou alguns livros para me ajudar na preparação para o Enem. Agora, com o celular que ganhei no kit conectividade estou conseguindo ter melhor rendimento. Já baixei apostilas sobre redações, aplicativos de revisão do Enem, PDFs sobre competências e habilidades do Enem e consigo assistir às videoaulas. Sinto-me muito agradecido e revigorado, pois com esse incentivo tenho uma maior chance de alcançar meu sonho de ingressar na universidade pública”, declarou.

A estudante Claudia Vitória Ramos Lima Dos Santos, 19 anos, relata que teve dificuldades para estudar porque ficou sem celular. “Durante esse período da pandemia, compartilhava o celular com o meu esposo, que também está estudando para fazer o Enem. Com isso, às vezes, ficava um pouco confuso para conseguir acompanhar, pois eu ainda estudo em uma escola técnica e faço o cursinho. Então, esse kit conectividade do UNICEF chegou no momento ideal, abriu portas e eu estou podendo aproveitar mais os conteúdos, tanto no cursinho quanto na escola. Agora, estamos conseguindo manter o equilíbrio das coisas, porque como a gente tem um filho, também aproveitamos o tempo que ele descansa para estudar”, declarou Claudia, que pretende cursar psicologia.

“Durante esse tempo de pandemia, eu dependia do celular da minha mãe para conseguir participar das aulas remotas e me preparar para o Enem, mas devido à pouca disponibilidade, estudava mais pelos livros que tenho em casa. Agora, com o acesso ao kit conectividade, com certeza vai me ajudar bastante nessa reta final de preparação para ingressar na universidade pública. Estou grato, pois iniciativas como essa do UNICEF são fantásticas para nos dar apoio e incentivar a estudar ainda mais e conquistar espaços que são nossos, dos jovens, e precisam ser mais bem usufruídos”, afirmou Rodivan Pires, 18 anos, que sonha estudar História.

Processo seletivo

A iniciativa “Rumo ao Enem” integra o projeto Um Milhão de Oportunidades em que um dos objetivos é dar suporte e apoio por meio do acesso digital para o preparo dos/as adolescentes e jovens ao Enem, diante do cenário atual de pandemia e dificuldades deles ao acesso a materiais e frequência escolar, mesmo que de forma remota.

Para serem beneficiados/as pela iniciativa, os/as adolescentes e jovens passaram por um processo seletivo com alguns pré-requisitos, tais como: estar matriculado em escola pública cursando o último ano do Ensino Médio ou já ter concluído, mas continua se preparando para o Enem; viver em família com renda per capita inferior a R$ 178,00; e estar engajado/a em alguma iniciativa comunitária ou engajar-se a partir desta iniciativa.

UNICEF e Um Milhão de Oportunidades

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil é parte da iniciativa global Generation Unlimited (Gen-U, sigla em inglês) – Geração que Transforma (versão brasileira da iniciativa global). Geração que Transforma é uma parceria multissetorial global que ajuda jovens (10-24 anos) a se tornarem membros produtivos e engajados da sociedade. Tem por objetivo promover:

  • O acesso ao desenvolvimento de habilidades para uma vida produtiva e participação cidadã para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade;
  • Preparação para o trabalho qualificado por meio do acesso a oportunidades de aprendizagem, mentorias e empreendedorismo;
  • Aumento do número de oportunidades de trabalho decente para os jovens em situação de vulnerabilidade;
  • A promoção dos adolescentes e jovens como protagonistas de uma sociedade mais diversa, inclusiva e menos desigual.

No Brasil, o Geração que Transforma é impulsionado pela iniciativa 1 Milhão de Oportunidades (1MiO). A iniciativa Um Milhão de Oportunidades é a maior articulação pela juventude no Brasil reunindo as Nações Unidas, instituições internacionais, o setor privado, o terceiro setor, governos e a sociedade civil para, nos próximos dois anos, gerar oportunidades de acesso à Educação de qualidade, formação em competências digitais e para o mundo do trabalho, conectividade e um milhão de vagas de trabalho decente de aprendiz, estágio e emprego formal para adolescentes e jovens vulneráveis de 14 a 24 anos, impulsionando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas por meio do protagonismo jovem.

A próxima entrega de kits acontece na quarta-feira, dia 13/01, em Belém. Para aqueles que estiverem dentro do perfil de participação ainda é possível se inscrever para ser beneficiado. O Edital com todas as informações e o link para a inscrição estão disponíveis abaixo:


***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários