Projeto Amigo das Abelhas da Amazônia realiza oficina de meliponicultura para moradores de Boa Vista do Acará, Pará

Por Instituto Peabiru
Publicado em 31/08/2022

A oficina contou com a participação de mais de 30 pessoas que aprenderam mais sobre a biologia, o comportamento das abelhas melíponas e a coleta de mel. O projeto também promove primeiras coletas de mel produzido nas comunidades locais.

Projeto Amigo das Abelhas da Amazônia realiza oficina de meliponicultura em Boa Vista do Acará. Foto: Isadora Simas

O projeto Amigo das Abelhas da Amazônia promoveu a Oficina de Informação e Coleta de Mel no último domingo (28) em Boa Vista do Acará. O projeto chegou à segunda fase e está atendendo 40 famílias da região. A oficina contou com participação de mais de 30 pessoas que puderam aprender mais sobre as abelhas melíponas e praticar a coleta de mel.

A oficina foi ministrada por Cleiton Santos, técnico em meliponicultura do Instituto Peabiru, com o objetivo de apresentar aos participantes as noções iniciais sobre a criação das abelhas nativas, os cuidados com as áreas onde as abelhas fazem a polinização e como realizar a coleta de mel.

“Chegamos à segunda fase do projeto e serão 600 colmeias nessa nova fase. Cada família receberá 15 colmeias com abelhas e 15 colmeias para fazer reprodução. Já estamos coletando o mel das famílias da primeira fase do projeto e a previsão é que coletemos cerca de 400kg de mel em 2022”, conta Cleiton Santos.

Dona Shirlene realizando a primeira coleta de mel em seu meliponário. Foto: Isadora Simas

As famílias beneficiárias da primeira fase do projeto estão iniciando a fase de coleta de mel em seus meliponários. No domingo ocorreu a primeira coleta de mel no meliponário da dona Shirlene Santos, beneficiária do projeto Amigo das Abelhas da Amazônia. Nessa primeira coleta, dona Shirlene coletou 20kg de mel de abelhas sem ferrão.

Dona Shirlene conta que, no início da coleta, ficou nervosa, mas que as orientações de Cleiton Santos ajudaram a fazer o trabalho de forma correta. “No começo fiquei nervosa, mas depois ficou fácil, daqui em diante a coleta de mel aqui no nosso meliponário vai ser só sucesso”, ressalta.

O Projeto Amigo das Abelhas da Amazônia é realizado pelo Instituto Peabiru e conta com financiamento do Instituto Clima e Sociedade. O Projeto faz parte do Programa Abelhas da Amazônia que, ao longo dos últimos 16 anos, já desenvolveu a meliponicultura – criação de abelhas sem ferrão – em territórios no Amapá, Amazonas e Pará. O programa já promoveu a criação de abelhas sem ferrão em mais de vinte comunidades  e a conquista do Selo de Inspeção Federal para comercialização do mel dessas localidades. Atualmente, participam do Programa mais de 120 produtores de 20 comunidades rurais de oito municípios no Pará e Amapá, além de outras comunidades parceiras no Amazonas. Agora, as famílias de Boa Vista do Acará têm a oportunidade de participar do projeto da meliponicultura em um ciclo inicial de dois anos.

Saiba mais sobre o Projeto Amigo das Abelhas da Amazônia.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários