Mel de abelhas sem ferrão, licor de bacuri, farinha de Bragança, chocolate de cacau nativo. Além de sabores únicos, esses produtos têm em comum um modo de produção que ajuda a manter a floresta Amazônica viva. Apesar da qualidade reconhecida, os produtos da biodiversidade da Amazônia em geral enfrentam uma série de limitantes de ordem estrutural, como a ausência de regularização fundiária, que impossibilita o acesso ao crédito e ao licenciamento dos projetos; a deficiência da infraestrutura de transporte para o escoamento e de energia para a produção de caráter comunitário; além da significativa falta de assistência técnica para os produtores rurais desenvolverem sua produção de forma sustentável.
Nos últimos anos o Instituto Peabiru tem se dedicado à atuação em temáticas que envolvem o beneficiamento da produção para comercialização, especialmente de produtos e serviços quem têm relação com a conservação da floresta e componentes ligados à origem, social e/ou territorial. “Nos territórios nos quais trabalhamos já há processos produtivos relativamente resolvidos e produtos com qualidade diferenciada. Ao mesmo tempo, existem mercados consumidores para tais produtos. O que falta é o link entre a produção e a comercialização”, diz Hermógenes de Sá, diretor-executivo do Instituto Peabiru.
Esse elo entre produtos únicos da Amazônia e seus consumidores é a razão de existir da Peabiru Produtos da Floresta.
A Peabiru Produtos da Floresta é uma empresa que conecta produtos de povos e comunidades tradicionais da Amazônia com consumidores que desejam produtos de alta qualidade e que carregam histórias de conservação da floresta. Criada em 2018, a Peabiru Produtos da Floresta conta com um espaço em Belém (PA) dedicado a produtos da biodiversidade, no qual o consumidor pode adquirir geléias, bebidas e uma série de outros ingredientes vindos da floresta Amazônica, além de conhecer sua origem e a história dos produtores responsáveis pela sua produção. A Loja Peabiru Produtos da Floresta, que funciona no bairro do Reduto, é mais uma boa opção na capital paraense para exercer o consumo consciente ajudando a manter a produção sustentável na Amazônia.
Nossos produtos
Mel de abelhas sem ferrão
Entre inúmeros exemplos de produtos típicos da região, como as frutas, farinhas e condimentos da Amazônia, o mel de abelhas sem ferrão se destaca por ser um produto de manejo simples, que é produzido em harmonia com a floresta e com grande potencial de comercialização. Fruto de longo trabalho e da atuação constante na assistência técnica e capacitação, de forma inédita no país, os produtores associados ao Peabiru conquistaram a autorização de manejo, necessária por serem as abelhas animais silvestres e também a certificação do mel com o Selo de Inspeção Federal (SIF). Este selo, um dos primeiros concedidos a produtos dessa natureza no Brasil, permite comercializar o mel de abelhas sem ferrão no mercado formal em todo o Brasil.
Diferente do mel de abelhas apis, comumente encontrado no mercado, o mel de abelhas melíponas é um mel raro, de origem 100% amazônica, mais aquoso, com menos açúcar e maior variedade de sabores, diferenciais que conferem a ele o status de iguaria gourmet e que têm atraído chefs da gastronomia brasileira.
O Mel de abelhas sem ferrão da Peabiru Produtos da Floresta é um produto produzido por comunidades tradicionais dos estados do Pará, Amapá e Amazonas com autorização de manejo da fauna silvestre. Disponível em embalagens de 150g e 300g o mel é um dos poucos no Brasil com registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Compre agora sem sair de casa!
Compre online com entrega para todo Brasil em: https://www.peabiruprodutos.com.br/
Acesse o release de Lançamento do mel de abelhas sem ferrão da Peabiru Produtos da Floresta.
Leia todas as matérias sobre Peabiru Produtos da Floresta no site.