Peabiru Produtos da Floresta

Mel de abelhas sem ferrão, licor de bacuri, farinha de Bragança, chocolate de cacau nativo. Além de sabores únicos, esses produtos têm em comum um modo de produção que ajuda a manter a floresta Amazônica viva. Apesar da qualidade reconhecida, os produtos da biodiversidade da Amazônia em geral enfrentam uma série de limitantes de ordem estrutural, como a ausência de regularização fundiária, que impossibilita o acesso ao crédito e ao licenciamento dos projetos; a deficiência da infraestrutura de transporte para o escoamento e de energia para a produção de caráter comunitário; além da significativa falta de assistência técnica para os produtores rurais desenvolverem sua produção de forma sustentável.

Nos últimos anos o Instituto Peabiru tem se dedicado à atuação em temáticas que envolvem o beneficiamento da produção para comercialização, especialmente de produtos e serviços quem têm relação com a conservação da floresta e componentes ligados à origem, social e/ou territorial. “Nos territórios nos quais trabalhamos já há processos produtivos relativamente resolvidos e produtos com qualidade diferenciada. Ao mesmo tempo, existem mercados consumidores para tais produtos. O que falta é o link entre a produção e a comercialização”, diz Hermógenes de Sá, diretor-executivo do Instituto Peabiru.

Esse elo entre produtos únicos da Amazônia e seus consumidores é a razão de existir da Peabiru Produtos da Floresta.

A Peabiru Produtos da Floresta é uma empresa que conecta produtos de povos e comunidades tradicionais da Amazônia com consumidores que desejam produtos de alta qualidade e que carregam histórias de conservação da floresta. Criada em 2018, a Peabiru Produtos da Floresta conta com um espaço em Belém (PA) dedicado a produtos da biodiversidade, no qual o consumidor pode adquirir geléias, bebidas e uma série de outros ingredientes vindos da floresta Amazônica, além de conhecer sua origem e a história dos produtores responsáveis pela sua produção. A Loja Peabiru Produtos da Floresta, que funciona no bairro do Reduto, é mais uma boa opção na capital paraense para exercer o consumo consciente ajudando a manter a produção sustentável na Amazônia.

Nossos produtos


Mel de abelhas sem ferrão


Entre inúmeros exemplos de produtos típicos da região, como as frutas, farinhas e condimentos da Amazônia, o mel de abelhas sem ferrão se destaca por ser um produto de manejo simples, que é produzido em harmonia com a floresta e com grande potencial de comercialização. Fruto de longo trabalho e da atuação constante na assistência técnica e capacitação, de forma inédita no país, os produtores associados ao Peabiru conquistaram a autorização de manejo, necessária por serem as abelhas animais silvestres e também a certificação do mel com o Selo de Inspeção Federal (SIF). Este selo, um dos primeiros concedidos a produtos dessa natureza no Brasil, permite comercializar o mel de abelhas sem ferrão no mercado formal em todo o Brasil.

Diferente do mel de abelhas apis, comumente encontrado no mercado, o mel de abelhas melíponas é um mel raro, de origem 100% amazônica, mais aquoso, com menos açúcar e maior variedade de sabores, diferenciais que conferem a ele o status de iguaria gourmet e que têm atraído chefs da gastronomia brasileira.

O Mel de abelhas sem ferrão da Peabiru Produtos da Floresta é um produto produzido por comunidades tradicionais dos estados do Pará, Amapá e Amazonas com autorização de manejo da fauna silvestre. Disponível em embalagens de 150g e 300g o mel é um dos poucos no Brasil com registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF).


Compre agora sem sair de casa!
Compre online com entrega para todo Brasil em: https://www.peabiruprodutos.com.br/


Acesse o release de Lançamento do mel de abelhas sem ferrão da Peabiru Produtos da Floresta.
Leia todas as matérias sobre Peabiru Produtos da Floresta no site.