Política de Proteção contra o Abuso e Exploração Sexual

A Política de Proteção contra o Abuso e Exploração Sexual tem como propósito ser um marco de referência para que o Instituto Peabiru construa uma cultura de prevenção ao abuso e à exploração sexual. Esta Política serve para que todas as pessoas que compõem o Instituto Peabiru compreendam seu papel e responsabilidades na garantia de um ambiente seguro, conhecendo tanto o seu papel na prevenção ao abuso e a exploração sexual, quanto as consequências da quebra desta Política.

Política de denúncias de assédio, abuso e exploração sexual

Ao estabelecermos uma Política de Denúncias de Assédio, Abuso e Exploração sexual, buscamos definir mecanismos e procedimentos para transparência e assertividade no encaminhamento de denúncias recebidas, bem como estabelecer regras a serem observadas no processo de investigação destas denúncias. Em todas as ações conduzidas pelo Instituto Peabiru, sejam projetos, atividades isoladas ou compostas, formalização de parcerias, entre outras, são estabelecidos e publicitados para todos os atores envolvidos, os mecanismos disponíveis de formulação de denúncias, com o intuito de garantir a proteção integral de todas as pessoas envolvidas, principalmente crianças e adolescentes.

Canais de denúncia

As denúncias feitas por meio dos canais de denúncia são recebidas pelo Comitê da Política PSEA, responsável pela gestão destes canais, que irá realizar uma triagem inicial das informações e assegurará seu sigilo e confidencialidade.

Os canais de denúncia podem ser acessados de forma gratuita e a qualquer tempo, pelos seguintes meios:

  1. Comitê da Política PSEA através de e-mail.
  1. Canal de denúncia anônima:

Tratamento de denúncias

As denúncias feitas por meio dos canais de denúncias são recebidas e encaminhadas pelo Comitê da Política PSEA do Instituto Peabiru, responsável pela gestão destes canais, que realiza uma triagem inicial das informações e assegura seu sigilo e confidencialidade. Veja abaixo o fluxo de tratamento de denúncias estabelecido em nossa Política.

Fluxo do tratamento de denúncias.