Vozes Amazônicas

Como parte do convênio de colaboração do Instituto Peabiru com a Universidade de Salamanca, o ciclo de entrevistas Vozes Amazônicas foi iniciado em 2021 e é promovido junto com o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade.

Sempre com transmissão online, a iniciativa quer dar visibilidade aos diferentes grupos sociais e às principais agendas atuais da Amazônia brasileira.

#1 Vozes Amazônicas
com Raimundo Magno

Na primeira edição do Vozes Amazônicas, João Meirelles entrevista Raimundo Magno, liderança quilombola de Moju (PA) e colaborador da MALUNGU, a Coordenação das Associações das Comunidades Remanescente de Quilombo do Pará.

Assista a entrevista transmitida ao vivo no dia 17 de março de 2021 através das redes sociais do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca e que está disponível na íntegra no canal do Youtube.

Dissertação de Mestre em Sustentabilidade (UnB) de Raimundo Magno.

#2 Vozes Amazônicas
com Johny Giffoni

O convidado da segunda edição do Vozes Amazônicas, é Jhony Giffoni, defensor público do estado do Pará e atua na agenda de direitos humanos.

Assista a entrevista transmitida ao vivo no dia 14 de abril de 2021 através das redes sociais do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca e que está disponível na íntegra no canal do Youtube.

Mais sobre Jhony Giffoni em: www.linkedin.com/in/johny-fernandes-giffoni-951659148/ 

#3 Vozes Amazônicas
com Ima Vieira

No dia 12 de maio, às 19h, a Universidade de Salamanca (USAL), representada pelo CEB (Centro de Estudos Brasileiros a Espanha), e o Instituto Peabiru apresentaram a terceira edição do Vozes Amazônicas, uma série de palestras e entrevistas online que já contou com a participação do líder quilombola Raimundo Magno Nascimento e do Defensor Público do Estado do Pará, Johny Fernandes Giffoni.

O projeto visa dar destaque aos diferentes grupos sociais e às principais agendas contemporâneas da Amazônia brasileira. Na ocasião, João Meirelles, Diretor do Instituto Peabiru, entrevistou Ima Célia Guimarães Vieira, especialista em ecologia e desenvolvimento sustentável, com especial enfoque na recuperação florestal. Foram abordadas questões atuais que afetam o nosso futuro imediato, tais como as alterações climáticas ou os desafios ecológicos que a Amazónia tem de enfrentar hoje.

Assista a entrevista completa abaixo.

#4 Vozes Amazônicas
com Mayra Castro

Na quarta edição do Vozes Amazônicas, João Meirelles entrevista Mayra Castro, Designer de Conexões e Parcerias, Advogada e Mestre em Direito Internacional e Europeu pela Universidade de Genebra, na Suíça. 

Assista a entrevista transmitida ao vivo no dia 16 de junho de 2021 através das redes sociais do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca e que está disponível na íntegra no canal do Youtube.

Mais sobre Mayra Castro: www.mayracastro.pro

Coletiva de imprensa – Convênio Instituto Peabiru e Universidade de Salamanca


Convidados edições anteriores

Raimundo Magno

Quilombola da comunidade África, município de Moju (PA) é consultor de projetos da Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Pará (MALUNGU) e mestre em Sustentabilidade Junto a Povos e Territórios Tradicionais pela Universidade Nacional de Brasília (2017).

Johny Giffoni

Defensor Público do Estado do Pará (2011). Mestre em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal do Pará (2020). Pós graduado em Direito da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Pará (2014). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Vem atuando nas áreas de Direito Constitucional, Direitos socioambientais de comunidades tradicionais, Direitos Humanos, Direito Indigenista, Direito da Natureza e Direito da Criança e do Adolescente.

Ima Vieira

Ima Célia Guimarães Vieira é PhD em Ecologia pela Universidade de Stirling, na Escócia, pesquisadora titular do Museu Paraense Emílio Goeldi, do qual foi diretora na gestão 2005-2009 e docente em Programas de Pós graduação de Ciências Ambientais e de Botânica no Pará. É membro do Conselho da Cidadania da Prefeitura de Belém, do Conselho científico da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e do Global Landscapes Forum-Amazon. Especialista em estudos de resiliência da floresta amazônica frente ao desmatamento e queimadas e o desenvolvimento de sistemas de indicadores de sustentabilidade e vulnerabilidade de ambientes urbanos e rurais para a criação de políticas públicas mais eficientes.

Acesse o canal do
Centro de Estudos Brasileiros da
Universidade de
Salamanca

%d blogueiros gostam disto: