Instituto Peabiru participa da Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Oiapoque

Mais de 180 lideranças indígenas participaram do evento na Aldeia Kumarumã, em Oiapoque

A colaboradora indígena Angela Kaxuyana, da equipe do Programa de Ecoturismo de Base Comunitária do Instituto Peabiru, participou da XI Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Oiapoque, realizada de 28 a 30 de agosto na aldeia Kumarumã.  O evento reuniu mais de 180 lideranças indígenas das tribos Karipuna, Galibi Maruworno, Galibi Kalimã e Palikur da região do Amapá. Contou ainda com a presença do governador do Amapá, Camilo Capiberibe e representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena – Ministério da Saúde e FUNAI.O objetivo foi discutir sobre políticas públicas, território e meio ambiente para os povos indígenas.

Angela Kaxuyana, Kleber Karipuna e Simone Karipuna partindo da Assembleia

O Instituto Peabiru atua no Oiapoque com ações de capacitação em produção de mel de abelhas sem ferrão, a meliponicultura. Segundo Angela Kaxuyana, existe uma grande demanda para a expansão do programa na região. “O momento foi importante por que pude reencontrar e conversar com os principais atores da região na questão indígena e reafirmar nosso compromisso em ampliar o programa abelhas nativas”, afirma.
Em 2011, a partir do Plano de Vida dos Povos Indígenas do Oiapoque, em parceria do a ONG The Nature Conservancy, 80 indígenas das etnias Palikur, Karipuna, Galibi Marworno e Galibi Kalinã, todas da Terra Indígena do Oiapoque, receberam capacitação em manejo e criação de abelhas, além da participação em inúmeras discussões para a formação de equipe técnica indígena para liderar a organização da cadeia de mel na região.

, , ,

Os comentários estão desativados.