Instituto Peabiru seleciona consultor em Plano de Negócios Comunitários

A Asmelc produz mel de abelhas nativas sem ferrão e cosméticos com base no produto

A Asmelc produz mel de abelhas nativas sem ferrão e cosméticos com base no produto. Foto: Rafael Araújo

Para fortalecer as cadeias de valor de Ecoturismo de Base Comunitária (EBC) e de produção de mel de abelhas nativas sem ferrão – meliponicultura – no município de Curuçá, o Instituto Peabiru está contratando serviços de consultoria técnica para construção participativa de planos de negócios com as comunidades. A iniciativa faz parte do projeto Casa da Virada, desenvolvida pela ONG no município desde 2007 com o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, da Petrobras.

Além de contribuir para a biodiversidade e combate às mudanças climáticas, o Programa Abelhas Nativas da Amazônia, do Instituto Peabiru, mostra o potencial da como atividade que inclui mulheres e jovens de comunidades tradicionais na economia local, com a comercialização do mel e a produção de cosméticos artesanais. Sabonetes, shampoos e esfoliantes feitos de mel de abelhas sem ferrão já são produzidos pela Associação dos Meliponicultores de Curuçá (Asmelc). O Plano de Negócios tem o objetivo de fortalecer a comercialização desses produtos.

O Ecoturismo de Base Comunitária desenvolvido pelo Instituto Peabiru segue princípios fundamentais, que destacam a conservação ambiental, a valorização da cultura local, a oportunidade de aprendizado e renda complementar e, sobretudo, o planejamento e desenvolvimento da atividade a partir da comunidade.  Nesse contexto, o Plano de Negócios deve contribuir para identificar os potenciais e os riscos no envolvimento da comunidade nesse tipo de negócio.

Interessados deve enviar currículos para peabiru@peabiru.org. br até o dia 10 de dezembro. Acesse no link abaixo o Termo de Referência para a contratação.

Termo de Referência – Consultoria Técnica Cadeias de Valor

, , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: