Instituto Peabiru fecha o ano e destaca avanços

Por Instituto Peabiru
Publicado em 21/12/2012
Moradores da Comunidade Candeua, em Curuçá, decidem participar de atividades Ecoturismo de Base Comunitária

Moradores da Comunidade Candeua, em Curuçá, decidem participar de atividades de Ecoturismo de Base Comunitária

A partir desta sexta-feira, 21, o Instituto Peabiru encerra as atividades de 2012 e entra em recesso até dia 2 de janeiro de 2013, quando o expediente retoma a rotina normal. A diretoria fez um balanço do ano, compartilhado com toda a equipe, onde foram apontados os principais avanços institucionais de 2012.

O principal destaque é para o envolvimento cada vez mais participativo das comunidades nos diversos projetos desenvolvidos pela instituição. Houve a retomada dos trabalhos em parceria com comunidades quilombolas e com o Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém, de Cotijuba. Muito positivos também os avanços em participação das comunidades de agricultores familiares do Programa Dendê, em Moju e Tailândia, e dos meliponicultores, pescadores e estudantes de Curuçá, do Programa Casa da Virada.

Outro resultado do ano foi a aproximação de grupos de pescadores e produtores de açaí do Marajó, pelo Programa Viva Marajó, além dos grandes passos dados no Ecoturismo de Base Comunitária em Almeirim e Monte Alegre, na Calha norte. A partir dessas experiências a ONG se propõe no próximo ano a efetivar a Escola de Gestão da Amazônia, projeto premiado pelo Banco da Amazônia na categoria social de empreendedorismo consciente 2012. Em 2013 o Instituto Peabiru completa 15 anos.

É nesse espírito de fazer valer a missão institucional “Valorizar a diversidade cultural e ambiental e apoiar processos de transformação social na Amazônia”, que o Instituto Peabiru encerra as atividades e deseja a todos um novo ano pleno de transformações e realizações que apontem caminhos positivos para a região.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários