Oficina destaca importância do planejamento para organizações do Terceiro Setor

Por Instituto Peabiru
Publicado em 04/03/2013
Gestores comunitários fazem exercício de planejamento estratégico

Gestores comunitários de Curuçá  fazem exercício de planejamento estratégico

Para fortalecer a atuação de organizações do Terceiro Setor, o Instituto Peabiru oferece em todos os seus projetos e programas, a capacitação de gestores comunitários, para administração de associações, cooperativas, colônias de pesca, sindicatos – especialmente de povos e comunidades tradicionais da Amazônia.

No projeto Casa da Virada, desenvolvido em Curuçá, no nordeste do Pará, não é diferente. Em fevereiro, foi finalizado o segundo módulo da oficina de Planejamento Estratégico e Mobilização de Recursos para organizações do terceiro setor do município. Houve a participação de 15 representantes de 6 organizações de defesa do meio ambiente e dos direitos sociais.

De acordo com Hermógenes Sá, ministrante da oficina e coordenador administrativo-financeiro do Instituto Peabiru, os participantes foram convidados a revisitar a história de suas organizações e produzir um documento que apresenta a organização, sua história, seus resultados, seus parceiros, seus sonhos, objetivos e desafios. “A oficina tratou também de refletir sobre a importância do planejamento nas estratégias de mobilização de recursos das entidades do Terceiro Setor”, destaca. O projeto tem o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, da Petrobras,

Escola de Gestão – É por esta experiência de capacitação de gestores comunitários que o Instituto Peabiru busca implementar a Escola de  Gestão da Amazônia, ou seja, um centro de formação para o Terceiro Setor. Em 2012, a proposta foi a primeira colocada na categoria social dos Prêmios Professor Samuel Bechimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. Agora está em fase de captação de recurso para iniciar as atividades. Enquanto isso, as capacitações ocorrem no âmbito dos projetos da ONG.

Desde a fundação, há 15 anos, o Instituto Peabiru atua na área de formação de gestores em mobilização de recursos, elaboração de propostas e planejamento da captação. A atividade está presente em todos os programas desenvolvidos pela instituição, tais como o Viva Marajó, Casa da Virada e Dendê.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários