Ecoturismo de Base Comunitária destaca convivência de turistas com povos da Amazônia

Por Instituto Peabiru
Publicado em 01/04/2013
Turistas conhecem a Amazônia convivendo com comunidades tradicionais (Foto: Ana Gabriela Fontoura)

Turistas conhecem a Amazônia convivendo com comunidades tradicionais (Foto: Ana Gabriela Fontoura)

Uma viagem onde a principal atração é a convivência com as comunidades tradicionais da Amazônia. É esta a experiência de Ecoturismo de Base Comunitária (EBC) proposta pelo Instituto Peabiru e a Estação Gabiraba. O turista vivencia os costumes e tradições de erveiros, pescadores, catadores de caranguejo, marisqueiras e agricultores em passeios por Belém e cidades do litoral atlântico paraense. A programação está marcada para o período de 2 a 7 de julho e está disponível para qualquer turista estrangeiro e brasileiro. São apenas 20 vagas.

Entre os destaques do roteiro está a visita a primeira praia em mar aberto depois da foz do Rio Amazonas, a Praia da Romana, no município de Curuçá. Habitada apenas por pescadores, os 14 quilômetros de extensão de areais brancas guardam extensos manguezais. É possível ainda avistar guarás, gaivotas e, com sorte, botos. Ali, o turista experimenta o “avoado”, modo como os pescadores preparam o peixe.

O roteiro oferece uma das poucas oportunidades de visitar a primeira praia depois da foz do Rio Amazonas, a Romana (Foto: Ana Gabriela Fontoura)

O roteiro oferece uma das poucas oportunidades de visitar a primeira praia depois da foz do Rio Amazonas, a Romana (Foto: Ana Gabriela Fontoura)

Ainda em Curuçá, a programação inclui banho de igarapé e passeio de canoa entre os furos da comunidade do Candeua. Há sempre troca de experiências de vida com pescadores, catadores de caranguejo e mariscos, bem como pequenos agricultores. Não vai faltar também o city tour em Belém, com os principais pontos turísticos, além da visita a Ilha de Cotijuba, onde os turistas  vão conhecer o cultivo de flores tropicais, beneficiamento de sementes de açaí e casa de farinha. Toda a programação é organizada pela Estação Gabiraba.

Para saber mais detalhes sobre o pacote, entre em contato com a Estação Gabiraba. Telefone: (91) 3222-7347 E-mail: contato@estacaogabiraba.com.br

Conheça detalhes de cada dia do roteiro aqui.

Aniversário – A iniciativa também faz parte das comemorações dos 15 anos de atuação do Instituto Peabiru e tem a Estação Gabiraba, agência de turismo pioneira em roteiros de EBC, como principal parceira.  As comunidades que participam da programação tem uma ligação histórica com a ONG.

Todas mantém parcerias com projetos e programas ao longo dos últimos 15 anos.  Segundo João Meirelles Filho, diretor da instituição, o roteiro também é um modo de despertar o interesse do mercado para alternativas como esta. “Para quem quer conhecer a Amazônia pelas mãos das comunidades há poucas oportunidades”, afirma.

Meirelles lembra que nos primeiros anos o Instituto Peabiru trazia ecoturismo no nome. Com o tempo, a ONG ampliou sua atuação, mas os projetos de EBC sempre estiveram presentes. “O que nos agrada é realizar uma comemoração prestando um novo serviço à sociedade, algo que pode ser transformador, e vivido com quem mais gostamos, nossos familiares, amigos e parceiros”, destaca.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários