TAM Linhas Aéreas seleciona proposta de Ecoturismo de Base Comunitária no Pará

Turistas fazem trilha ecológica no Parque Estadual de Monte Alegre, na região oeste do Pará (Foto: Ana Gabriela Fontoura)

Turistas fazem trilha ecológica no Parque Estadual de Monte Alegre, na região oeste do Pará (Foto: Ana Gabriela Fontoura)

O projeto  Agentes de Ecoturismo de Monte Alegre, no Pará, proposto pelo Instituto Peabiru, será apoiado pela TAM Linhas Aéreas em 2013. Cinco iniciativas foram selecionadas entre 200 inscrições recebidas de todo o Brasil para o edital de projetos socioambientais da companhia aérea. Além da ONG paraense, recebem apoio a Associação Movimento Mecenas da Vida, de Itacaré, na Bahia; o Ecomar, de Natal, no Rio Grande do Norte; o Instituto de Pesquisas Ecológicas, de Cananéia, em São Paulo; e o Projeto Tamar, em Ubatuba, também em São Paulo. Segundo a empresa, todas atuam no fomento ao turismo sustentável e à preservação do meio ambiente.

O projeto Agentes de Ecoturismo de Monte Alegre, que será apoiado pela TAM Linhas Áreas, faz parte do Programa de Ecoturismo de Base Comunitária (EBC), desenvolvido pelo  Instituto Peabiru entre as suas áreas de atuação. Segundo o diretor da instituição, João Meirelles Filho, trata-se de uma oportunidade de consolidar os esforços da ONG e seus parceiros, para o fortalecimento de comunidades do entorno do Parque Estadual Monte Alegre, no oeste do Pará, que atrai turistas de todo o mundo por seus sítios arqueológicos que guardam inscrições rupestres dos primeiros povos da Amazônia.

“A ideia do projeto é incentivar o protagonismo de mulheres e jovens das comunidades, para que se beneficiem de sua posição geográfica e conhecimento tradicional e melhorem a sua posição na cadeia de valor do turismo local, oferecendo serviços de qualidade”, destaca Meirelles. Serão envolvidas as comunidades de Ererê e Maxirazinho, ambas localizadas do entorno da Unidade de Conservação.

Parque Estadual de Monte Alegre guarda sítios arqueológicos e pinturas rupestres dos primeiros povos da Amazônia (Foto: Ana Gabriela Fontoura)

Parque Estadual de Monte Alegre guarda sítios arqueológicos e pinturas rupestres dos primeiros povos da Amazônia (Foto: Ana Gabriela Fontoura)

Ele explica que o ecoturismo é a uma das únicas cadeias de valor permitidas em unidades de proteção ambiental, como parques nacionais ou estaduais, mas pode se tornar nocivo se não planejado devidamente e não atentar para a inclusão das comunidades tradicionais do entorno como seus principais beneficiários diretos. “Por isso, as comunidades precisam alcançar a sustentabilidade para contribuir na conservação do patrimônio arqueológico, biótico e social da região”, afirma.

EBC – O Programa de EBC do Instituto Peabiru é desenvolvido para valorizar os recursos naturais e a cultura de populações tradicionais da Amazônia. O objetivo é promover a formação de comunidades para a construção de roteiros e outros negócios ecoturístico, geração de renda complementar para as famílias e o fortalecimento das capacidades humanas locais.

Desde 2006 o Instituto Peabiru atua na região de Monte Alegre. Inicialmente, foi convidado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi para integrar a equipe de elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual Monte Alegre para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, com recursos do Ministério do Meio Ambiente, repassados pela PARATUR.

Entre 2008 e 2009 o Instituto Peabiru venceu o edital do PPP-Ecos, do Banco Mundial, para fortalecer a capacidade das comunidades do entorno do Parque no que se refere ao ecoturismo. A partir de 2011, com o Projeto Almeirim Sustentável, coordenado pelo Instituto Floresta Tropical – IFT, e financiado pelo Fundo Vale, foi possível ao Instituto Peabiru dar continuidade ao fortalecimento da capacidade das comunidades do entorno do Parque. Os projeto está em andamento.

, , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: