Comunidade recebe turistas em roteiro piloto de Ecoturismo de Base Comunitária

Por Instituto Peabiru
Publicado em 26/06/2013
O banho de Igarapé faz parte do roteiro piloto testado por turistas convidados na comunidade do Candeua, em Curuçá (Foto: Ana Gabriela Fontoura)

O banho de Igarapé faz parte do roteiro piloto testado por turistas convidados na comunidade do Candeua, em Curuçá (Foto: Ana Gabriela Fontoura)

A comunidade do Candeua, no município de Curuçá, nordeste do Pará, recebeu um grupo de turistas provenientes de Belém, São Paulo e também de outros países, como a Holanda, para testar um roteiro piloto de Ecoturismo de Base Comunitária (EBC) elaborado pelos próprios moradores. A atividade faz parte da formação em EBC desenvolvida pelo Projeto Casa da Virada, do Instituto Peabiru, que tem o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, da Petrobras.

Representantes da Associação Comunitária do Candeua construíram a programação turística durante oficinas participativas de formatação de roteiros de EBC realizadas pelo projeto. A viagem piloto no último dia 19 levou os visitantes a conhecer o plantio dos agricultores, a casa de artesãos locais, a casa de farinha, além de banho de igarapé, almoço regional e rodas de conversas sobre a história da comunidade.

De acordo com a turismóloga coordenadora da atividade, Ana Gabriela Fontoura, da Estação Gabiraba, testar o roteiro é importante para o aprimoramento e experiência dos comunitários. “Eles concretizaram a primeira experiência prática de receber visitantes com interesse em conhecer a região a partir da convivência com os próprios moradores”, conta.

O grupo de quatro turistas convidados para testar o roteiro piloto são colaboradoras do Instituto Peabiru. A participação envolvia a avaliação das atividades. Para a holandesa Susana Neleman, de Rotterdam, a experiência foi interessante mas poderiam ser dadas mais explicações sobre a casa de farinha. “Foi muito legal. Sugiro apenas ter um pouquinho de cada coisa na casa de farinha, para poder explicar e o turista entender melhor como funciona a produção”, afirma. Para a moradora Elizangela Pereira, que era um dos guias da comunidade, o roteiro piloto foi uma oportunidade de aprendizado. “Eu amei, gostei de tudo. Assim como eu ensinei também aprendi. Acho que a partir de agora vamos aprender mais”, acredita.

Fontoura explica que a visita experimental buscou verificar se o roteiro é viável para execução no tempo estimado, os pontos fortes e fracos da programação e fazer sugestões visando a qualidade do produto. “Os comunitários puderam fazer o exercício real de organizar e executar o itinerário da forma como planejaram anteriormente no papel”, destaca. Segundo a turismóloga, a avaliação foi muito positiva, tanto que no próximo dia 5 de julho a comunidade receberá outro grupo, não mais como viagem piloto, mas sim turistas que compraram o pacote do roteiro de EBC proposto pelo Instituto Peabiru, com coordenação da Estação Gabiraba, como uma das ações pelos 15 anos da instituição.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários