Instituto Peabiru lança manual ilustrado de meliponicultura para produção de mel de abelhas sem ferrão

Por Instituto Peabiru
Publicado em 14/12/2021

Capa_manual melBaixe aqui o Manual de Meliponicultura.

Produtores de mel de abelhas sem ferrão, os meliponicultores, e demais interessados na atividade contam agora com uma importante  apoio para capacitação no manejo dessas espécies nativas da Amazônia. O Instituto Peabiru lança e disponibiliza para download o Manual de Meliponicultura, um dos resultados do Projeto Casa da Virada, patrocinado pela Petrobras por meio do Edital do Programa Petrobras Ambiental.

O documento traz de maneira ilustrada, simples e resumida informações sobre como criar abelhas nativas sem ferrão, produzir mel e contribuir para a conservação da biodiversidade da região. Por mais de seis anos, a ONG capacitou em meliponicultura cerca de 350 famílias de comunidades tradicionais da Amazônia, no Pará e no Amapá, e desenvolveu uma série de estudos que levaram a construção deste manual.

Os resultados do trabalho, coordenado pelo biólogo Richardson Frazão, autor do manual, demonstraram o potencial da produção de mel de abelhas sem ferrão como cadeia de valor sustentável que incrementa a renda familiar de agricultores e inclui mulheres e jovens de comunidades tradicionais na economia local. Além disso, as áreas manejadas para criação das abelhas resultam em diminuição de desmatamento e queimadas na zona rural, contribuindo para o combate a mudanças climáticas.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários