Instituto Peabiru lança manual ilustrado de meliponicultura para produção de mel de abelhas sem ferrão

Capa_manual melBaixe aqui o Manual de Meliponicultura.

Produtores de mel de abelhas sem ferrão, os meliponicultores, e demais interessados na atividade contam agora com uma importante  apoio para capacitação no manejo dessas espécies nativas da Amazônia. O Instituto Peabiru lança e disponibiliza para download o Manual de Meliponicultura, um dos resultados do Projeto Casa da Virada, patrocinado pela Petrobras por meio do Edital do Programa Petrobras Ambiental.

O documento traz de maneira ilustrada, simples e resumida informações sobre como criar abelhas nativas sem ferrão, produzir mel e contribuir para a conservação da biodiversidade da região. Por mais de seis anos, a ONG capacitou em meliponicultura cerca de 350 famílias de comunidades tradicionais da Amazônia, no Pará e no Amapá, e desenvolveu uma série de estudos que levaram a construção deste manual.

Os resultados do trabalho, coordenado pelo biólogo Richardson Frazão, autor do manual, demonstraram o potencial da produção de mel de abelhas sem ferrão como cadeia de valor sustentável que incrementa a renda familiar de agricultores e inclui mulheres e jovens de comunidades tradicionais na economia local. Além disso, as áreas manejadas para criação das abelhas resultam em diminuição de desmatamento e queimadas na zona rural, contribuindo para o combate a mudanças climáticas.

, , , , , , ,

2 Comentários em “Instituto Peabiru lança manual ilustrado de meliponicultura para produção de mel de abelhas sem ferrão”

  1. Nery Gonçalves
    janeiro 18, 2014 às 5:38 am #

    Já tenho um início de criação de melipona(mandaçaia) e achei muito interessante a construção da colmeia que voces divulgaran no Manual. Gostaria de adquirir um delas para modelo a ser construido. Peço encarecidamente que me enviem end. de e.mail para contato.
    Obrigado

  2. institutopeabiru
    janeiro 20, 2014 às 10:15 am #

    Olá Nery.

    Você pode entrar em contato conosco pelo e-mail peabiru@peabiru.org.br

    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: