Curuçá conta agora com mapa detalhado de paisagens florestais

Por Instituto Peabiru
Publicado em 21/10/2013
Imagem mapa curuçá

Mapa de paisagens:detalhe

O município de Curuçá, localizado do Nordeste do Pará, conta agora com um mapa de paisagem que detalha todas as suas tipologias vegetais. Na região está localizada a Reserva Extrativista Mãe Grande Curuçá, que protege uma das maiores extensões de manguezais da Região Norte. O documento é um dos resultados das pesquisas científicas desenvolvidas pelo Instituto Peabiru na região, por meio do Projeto Casa da Virada.

Faça o download aqui.

O mapa foi finalizado em julho deste ano, pelo pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi, Marcelo Tales. Agora, é possível localizar com mais precisão as áreas de mangue, floresta de Terra Firme, matas ciliares, vegetações secundárias e a Mata Amazônica Atlântica. O documento aponta também a localização de sítios arqueológicos, currais de pesca e pontos de ocorrência de tartarugas marinhas.

As pesquisas científicas que subsidiaram o Mapa de Paisagens do Município de Curuçá foram realizadas em parceria com pesquisadores do Museu Goeldi e do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA). O Projeto Casa da Virada tem o patrocínio da Petrobras, por meio do Edital Petrobras Ambiental.

O mapa de cobertura vegetal foi elaborado a partir da classificação automática não supervisionada por regiões (ISOSEG), utilizando as bandas 1 a 5 e 7 de parte das cenas de Landsat-ETM+, 223-061 e 223-060, de 13 de julho de 2008.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários