Encontro reúne jornalistas para discutir megaprojetos na Amazônia

Jornalistas reunidos em fórum sobre megaprojetos em Belém

Jornalistas reunidos em fórum sobre megaprojetos em Belém (Foto: Altino Machado)

A visita de um grupo de jornalistas ao complexo industrial Albrás/Alunorte, em Barcarena, hoje, segunda-feira, 28, marca a conclusão do encontro de discussão sobre os megaprojetos na Amazônia, que ocorre desde sábado, 26, em Belém. Os participantes vão conhecer as instalações e dialogar com os funcionários sobre a história e a cadeia de produção de alumínio no Pará.

Promovido pela Agencia IPS (Inter Press Service www.ips.org) e a Fundação Mott, o evento reuniu jornalistas e ativistas do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Itália e Estados Unidos, além de especialistas, acadêmicos e representantes dos governos locais.

O diretor do Instituto Peabiru, João Meirelles, participou dos debates na mesa de discussão “Estratégias para preservação e desenvolvimento da Amazônia: megaprojetos como oportunidade de conhecimento, pactos e participação social”. O evento colocou em discussão também, entre outros temas, conflitos sociais e resistência dos povos locais; contexto econômico e o papel dos grandes projetos energéticos, minerais, industriais e logísticos; e impactos, condicionantes, batalhas judiciais relacionadas às obras de Belo Monte.

De acordo com Mário Osava, correspondente IPS/Brasil, faz parte dos objetivos da IPS incorporar certos temas na cobertura sistemática da mídia. “Fizemos isso desde os anos 70 com meio ambiente, biodiversidade, gênero, terceiro setor e agora achamos que os megaprojetos são um fenômeno a acompanhar na America Latina”, destaca.

, ,

One Comment em “Encontro reúne jornalistas para discutir megaprojetos na Amazônia”

  1. Valdson Borges
    outubro 31, 2013 às 11:34 am #

    A maioria das empresas só querem saber de lucro fácil, e sem compromisso com aqueles que socio-ambientalmente as rodeião.Por isso á grande resistencia por parte das comunidades com as vindas de grandes projetos….Farinha pouca meu pirão primeiro……

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: