Encontro reúne jornalistas para discutir megaprojetos na Amazônia

Por Instituto Peabiru
Publicado em 28/10/2013
Jornalistas reunidos em fórum sobre megaprojetos em Belém

Jornalistas reunidos em fórum sobre megaprojetos em Belém (Foto: Altino Machado)

A visita de um grupo de jornalistas ao complexo industrial Albrás/Alunorte, em Barcarena, hoje, segunda-feira, 28, marca a conclusão do encontro de discussão sobre os megaprojetos na Amazônia, que ocorre desde sábado, 26, em Belém. Os participantes vão conhecer as instalações e dialogar com os funcionários sobre a história e a cadeia de produção de alumínio no Pará.

Promovido pela Agencia IPS (Inter Press Service www.ips.org) e a Fundação Mott, o evento reuniu jornalistas e ativistas do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Itália e Estados Unidos, além de especialistas, acadêmicos e representantes dos governos locais.

O diretor do Instituto Peabiru, João Meirelles, participou dos debates na mesa de discussão “Estratégias para preservação e desenvolvimento da Amazônia: megaprojetos como oportunidade de conhecimento, pactos e participação social”. O evento colocou em discussão também, entre outros temas, conflitos sociais e resistência dos povos locais; contexto econômico e o papel dos grandes projetos energéticos, minerais, industriais e logísticos; e impactos, condicionantes, batalhas judiciais relacionadas às obras de Belo Monte.

De acordo com Mário Osava, correspondente IPS/Brasil, faz parte dos objetivos da IPS incorporar certos temas na cobertura sistemática da mídia. “Fizemos isso desde os anos 70 com meio ambiente, biodiversidade, gênero, terceiro setor e agora achamos que os megaprojetos são um fenômeno a acompanhar na America Latina”, destaca.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários