Projeto de EBC em Almeirim e Monte Alegre é destaque na Revista Terra da Gente

Por Instituto Peabiru
Publicado em 30/10/2013
Abertura da reportagem de Adriano Gambarini

Abertura da reportagem de Adriano Gambarini

A edição deste mês da Revista Terra da Gente traz reportagem especial sobre o patrimônio histórico do Parque Estadual de Monte Alegre, no Oeste do Pará, e destaca as atividades em Ecoturismo de Base Comunitária (EBC) realizadas com as comunidades dos municípios de Almeirim e Monte Alegre pelo Projeto Almeirim Sustentável. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Floresta Tropical (IFT) e Instituto Peabiru, com apoio do Fundo Vale.

Em junho, foi publicada a primeira da série de reportagens do repórter fotográfico Adriano Gambarini, que acompanhou as ações de capacitação voltadas para a inserção dos roteiros construídos pelas comunidades locais no mercado de turismo.  Confira a matéria aqui. A versão online da edição deste mês de outubro estará disponível em novembro.

A iniciativa pretende formar jovens, mulheres e lideranças comunitárias para atuar em EBC, valorizar as capacidades humanas, a partir da construção coletiva de conhecimentos e fortalecimento da organização comunitária.

Em Monte Alegre, participaram representantes de comunidades rurais do entorno do Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA): Ererê, Lages, Santana e Maxirazinho, além de funcionários da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), que faz a gestão da unidade conservação famosa por suas pinturas rupestres. Em Almeirim, reuniram-se cinco comunidades tradicionais do Rio Amazonas e Rio Paru: Bota Fogo, Nova Arumanduba, Lago Branco, Praia  Verde e Cafezal.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários