Jovens e mulheres participam de oficinas para fortalecimento do ecoturismo comunitário em Monte Alegre

Por Instituto Peabiru
Publicado em 18/11/2013
Parque Estadual de Monte Alegre guarda sítios arqueológicos e pinturas rupestres dos primeiros povos da Amazônia (Foto: Ana Gabriela Fontoura)

Parque Estadual de Monte Alegre guarda sítios arqueológicos e pinturas rupestres dos primeiros povos da Amazônia (Foto: Ana Gabriela Fontoura)

Como parte das ações de fortalecimento do Ecoturismo de Base Comunitária (EBC) com as comunidades do entorno do Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA), na região do Baixo Amazonas do Pará, foi realizada neste fim de semana, do dia 15 ao 17 de novembro, uma oficina de boas práticas de higiene na manipulação de alimentos e culinária. As atividades fazem parte do projeto “Agentes de Ecoturismo de Monte Alegre”, desenvolvido pelo Instituto Peabiru, com apoio da TAM Linhas Aéreas S/A.

Participaram jovens e mulheres das localidades de Erere, Santana, Paytuna, Maxirazinho e Lages. A oficina teve o objetivo de deixar as comunidades mais preparadas para preparar alimentos típicos para os turistas. Todos os anos, centenas de visitantes de todo o mundo chegam a região para conhecer os sítios arqueológicos que guardam inscrições rupestres dos primeiros povos da Amazônia.

Em outubro, foi realizado um levantamento etnográfico com as comunidades, para elaborar os cardápios oferecidos aos visitantes. Os participantes puderam acompanhar o passo a passo da preparação e experimentar os pratos de alguns cardápios elencados como importante nas próprias comunidades.

Ao formar Agentes de Ecoturismo, o projeto pretende incentivar o protagonismo de mulheres e jovens das comunidades, para que se beneficiem de sua posição geográfica e conhecimento tradicional e melhorem a sua posição na cadeia de valor do turismo local, oferecendo serviços de qualidade.

Desde 2008, o Instituto Peabiru atua na região. Entre os projetos desenvolvidos está o “Almeirim Sustentável: um novo paradigma de município verde”, realizado pelo Instituto Floresta Tropical (IFT), em parceria com o Instituto Peabiru nas ações de EBC, com apoio do Fundo Vale.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários