Jovens de Monte Alegre preparam blog para divulgar atrativos turísticos da comunidade

Por Instituto Peabiru
Publicado em 19/12/2013

Turma da oficina foi até a Pedra do Pilão, uma das principais atrações do Parque, tendo os comunitários como guia

Os participantes do projeto “Agentes de Ecoturismo de Monte Alegre”, do Instituto Peabiru, deram o primeiro passo na construção de um blog para divulgar os atrativos turísticos das comunidades tradicionais do entorno do Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA), no município de Monte Alegre, oeste do Pará.

Os comunitários das localidades de Ererê, Santana, Paytuna, Maxirazinho e Lages, na maioria jovens entre 15 e 18 anos, fizeram parte da Oficina de Jornalismo Comunitário e Ação da Internet, ministrada pelo jornalista Anderson Araújo, nos dias 14 e 15 de dezembro, na comunidade de Maxirazinho. De acordo com o ministrante, foram apresentadas noções básicas de jornalismo e técnicas para criação de um blog que sirva de instrumento de divulgação dos atrativos das comunidades, como um guia e cardápio oferecidos aos visitantes. No total foram 20 participantes e 16 horas de oficina.

A iniciativa, apoiada pela TAM Linhas Aéreas S/A, promove o fortalecimento das ações de Ecoturismo de Base Comunitária (EBC) para incentivar o protagonismo de jovens e mulheres da região. A ideia é que a partir de sua posição geográfica e conhecimento tradicional, melhorem a sua posição na cadeia de valor do turismo local oferecendo serviços de qualidade. O Parque guarda sítios arqueológicos e pinturas rupestres dos primeiros povos da Amazônia que atraem turista de vários países.

escrever legenda

Os participantes prepararam os conteúdos do blog para publicá-los assim que a Internet for estabelecida na comunidade

Apesar de não terem tido acesso à Internet na sala da Associação de Moradores da Comunidade de Maxirazinho, como previsto, “o conteúdo foi ministrado na íntegra e a participação dos alunos foi excelente”, destacou Araújo. “Eles mostraram um conhecimento profundo da área onde moram, demonstrado no conteúdo produzido para o blog”, contou.

Segundo o jornalista, a página de fácil atualização será uma importante fonte de informação que hoje não existe para turistas que desejam visitar o Parque e fazer uma experiência de ecoturismo comunitário. Somado a isso, o blog servirá para “democratizar dados entre eles, melhorar o discurso sobre seu potencial, como também se informar sobre realidades semelhantes a que eles vivem e solucionar problemas a partir de tecnologias sociais já existentes”, conclui. Assim que a internet for reestabelecida na associação o blog vai ao ar.

Desde 2008, o Instituto Peabiru atua na região. Entre os projetos desenvolvidos está o “Almeirim Sustentável: um novo paradigma de município verde”, realizado pelo Instituto Floresta Tropical (IFT), em parceria com o Instituto Peabiru nas ações de EBC, com apoio do Fundo Vale. Todas as ações do Instituto Peabiru em Monte Alegre são articuladas em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), através dos gestores do Parque Estadual Monte Alegre.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários