Inauguração de campo de futebol com iluminação de energia solar em Cotijuba

Jovens participam de partida de futebol em campo iluminado com energia solar, em Cotijuba. (foto: Eric Stoner)

Jovens participam de partida de futebol em campo iluminado com energia solar, em Cotijuba. (foto: Eric Stoner)

Quem jogou futebol quando criança muitas vezes só parava de brincar quando o sol baixava e a falta de iluminação impedia que os dribles continuassem. Não é mais o caso em um campo localizado na Ilha de Cotijuba, o primeiro da região Belém Ribeirinha a receber iluminação de energia solar. A inauguração do espaço aconteceu no dia 10 de abril, fruto de um projeto realizado pelo Instituto Peabiru em parceria com a ONG IDEAAS e com o Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), com patrocínio da Phillips através da iniciativa global “Ilumine seu Jogo”.

Representantes do Instituto Peabiru, Phillips, MMIB e demais parceiros durante inauguração do campo. (foto: Eric Stoner)

Representantes do Instituto Peabiru, Phillips, MMIB e demais parceiros durante inauguração do campo. (foto: Eric Stoner)

“Este campo é um dos dois a serem iluminados com energia solar aqui no Pará e apenas um dos cinco de toda a Amazônia. O Instituto Peabiru vem discutindo a questão energética na região e este campo, mais do um local de lazer, também tem como objetivo fazer com que todos reflitam sobre o problema que é a falta de energia na região”, conta João Meirelles, diretor geral do Instituto Peabiru.

De acordo com levantamento do Instituto Peabiru, as famílias ribeirinhas gastam em média 200 reais por mês com combustível para um gerador a diesel. E isso para terem apenas quatro horas diárias de energia elétrica. “Estamos falando de comunidades que estão apenas a 40 minutos de uma grande metrópole e que ainda hoje não possui um dos serviços mais essenciais. E isso reflete na economia, na alimentação e na saúde das pessoas”, reflete Meirelles.

Este é, inclusive, um dos objetivos do “Ilumine seu Jogo”. A iniciativa global de responsabilidade social corporativa da Philips é um compromisso do setor privado com o programa da ONU “Energia Sustentável para Todos” e que busca melhorar a vida das pessoas em áreas rurais e urbanas, oferecendo energia e tecnologias sustentáveis de iluminação em locais de baixa renda.

P1070814

O “Ilumine seu jogo” é uma iniciativa global de responsabilidade social corporativa da Philips. (foto: Eric Stoner)

Atualmente a iniciativa já levou energia solar a mais de 90 campos instalados na África e América Latina e para comunidades do Rio de Janeiro, do Recife e de São Paulo, no Brasil.

“A escolha por Cotijuba é por se tratar de uma localidade em que há organizações locais capazes de gerenciar o uso do campo e por terem articuladores comunitários, como é o caso do MMIB”, explica João Meirelles. Além de Cotijuba, o município de Curralinho, no Marajó, também terá dois campos iluminados com energia solar, mas ainda sem data definida para inauguração.

, , , , , , ,

One Comment em “Inauguração de campo de futebol com iluminação de energia solar em Cotijuba”

  1. Luminárias
    dezembro 11, 2014 às 4:07 pm #

    ótima ideia, adorei a iniciativa!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: