Livro Rios do Brasil Historia & Cultura será lançado em Belém, dia 3 de maio

convite-RIOS-Belem-4

Livro “Rios do Brasil História & Cultura” será lançado no SESC Boulevard, dia 3, às 19h

Nova publicação de João Meirelles Filho e Evaristo de Miranda, Rios do Brasil História & Cultura traz à tona um tema de extrema importância para a civilização atual – os rios e suas águas. Ao discorrer sobre esse recurso natural finito, cada vez mais cobiçado e explorado, pretende chamar a atenção para essa aparentemente inesgotável fonte da vida, cuja longevidade se mede por eras geológicas. Com 300 páginas e mais de 200 imagens, o lançamento acontece em Belém, no dia 3 de maio, a partir das 19h no SESC Boulevard (em frente à Estação das Docas). Na ocasião, João Meirelles Filho dará palestra e participará de um bate papo com os presentes.

Da mesma maneira que quase todo rio corre para o mar, este livro deverá ajudar o leitor conhecer e valorizar o universo fluvial, de enorme significado histórico e cultural e de crescente interesse econômico e social para a comunidade brasileira. Destinado a todos os públicos, aos cidadãos brasileiros para conhecerem seu patrimônio e desafio, o livro nos leva a conhecer o quão importantes foram os rios no processo histórico do Brasil. A publicação também discute questões relevantes a especialistas, principalmente da área ambiental e de história.

“As dimensões das bacias hidrográficas, seu contexto e destinação são questões abordadas. A complexidade dos rios brasileiros é algo que surpreende, ou seja, como o Brasil é diverso e seus rios são como veias deste país”, comenta João Meirelles Filho, 56 anos, e com livros publicados a mais de três decadas. “O livro resulta de pesquisas de uma vida inteira, pois é um dos temas que acalento, especialmente a história social dos rios da Colônia até a República. Boa parte dos rios conheci ao longo de décadas, mas neste livro não foi possível ir a campo”, revela Meirelles, que tem na prateleira outras 13 publicações sobre temas ambientais, culturais e econômicos.

A leitura de Rios do Brasil História & Cultura, nos faz navegar pelas oito grandes bacias hidrográficas do país, e que, mesmo para quem ali vive, apresenta diversas questões pouco discutidas. Meirelles explica: “Por exemplo, muitos, como eu, aprendemos que o Tocantins era um afluente do Rio Amazonas. No entanto, é uma das maiores bacias hidrográficas do Planeta. O delta do Amazonas conjugado ao do Tocantins e de rios menores (num contexto amazônico, mas que seriam imensos em outras partes) como o Guamá e o Acará torna esta região um mega-delta, com um volume de 1/4 das águas de todos os rios do Planeta.”.

O mega-delta do Amazonas & Tocantins, por sinal, é considerado pelo autor a imagem mais impressionante em suas idas e vindas por embarcações de todos os tamanhos. “O que parece trivial, uma travessia de balsa entre Belém e Salvaterra, no Marajó, se constitui num dos canais do mega-delta, fenômeno que é considerado único no planeta”, diz João. Outra lembrança vem da juventude do autor. “Desde pequeno me interessei em percorrer os rios, porque gostava de pescarias e viagens a regiões remotas. Uma das mais marcantes, aos dezesseis anos, foi sair de Manaus e chegar a Alta Floresta em uma voadeira de cinco metros, descendo o Amazonas e subindo todo o Tapajós e parte do Teles Pires por três mil quilômetros”, relembra.

Rios do Brasil História & Cultura também nos alerta para a maneira como os brasileiros tratam seus rios, muitas vezes como “fundo de quintal, esgoto a céu aberto”, descreve Meirelles. “O brasileiro abusa dos recursos naturais, sem compreender as suas fragilidades e capacidade de recuperação. As localidades que sofreram mais transformações, pelo desmatamento, barragens etc. são as que mais sentem o impacto em seu dia a dia”, chama a atenção. Como exemplo, é possível citar as frequentes enchentes de diversos rios no Brasil. Ora, trata-se de um fenômeno natural, mas que se torna um drama humano, na medida que constrói-se em locais indevidos e a permite-se que a agropecuária assoreie os rios.

Serviço

Lançamento do livro Rios do Brasil História & Cultura

Quando: 3 de maio, terça-feira

Onde: SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, 533 – em frente ao estacionamento da Estação das Docas)

Hora: das 19 às 21h

Haverá palestra do autor às 19 horas.

Onde comprar?

Nas lojas virtuais está à venda, como da Livraria Martins Fontes ou da Livraria Cultura ou Travessa.

Em Belém, na Livraria Fox.

Valor: R$ 70,00

, , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: