Museu Goeldi completa 150 anos em outubro de 2016

 

O Museu Paraense Emílio Goeldi, fundado em 1866, é o segundo mais antigo do Brasil no seu gênero e referência internacional em ciências e pesquisas sobre a Amazônia.

No próximo dia 06 de outubro, o museu faz aniversário e comemora com parcerias, abrindo suas portas para a população de Belém, com uma programação que inicia às 9h e dura até o fim da manhã. O Parque Zoobotânico ficará à disposição do público até às 17 horas.

A festa prevê a presença de autoridades e artistas que, juntamente com o público, irão comemorar este sesquicentenário de uma instituição que tem forte relação afetiva com o paraense, como disse a cantora Fafá de Belém: “O Museu Goeldi é uma referência da minha terra para o mundo, mas é uma referência afetiva muito grande para mim, eu cresci aqui dentro deste Museu”, e completou: “O Museu é o resgate da nossa história, da nossa natureza, aqui tem nossa origem indígena, cabocla, as nossas plantas, nossas árvores e esperamos que possamos nos dar as mãos e abraçar o Museu”.

O Museu, com o apoio do Programa ProGoeldi, fruto de uma parceria com o instituto Peabiru, lança neste dia a primeira etapa da pintura dos muros e das edificações históricas, como parte do Projeto Vitória Régia no Parque. A ação conta com pintores voluntários e reeducandos do sistema penitenciário, dentro de um processo de reintegração social, capacitação profissional e perspectivas de resgate da cidadania.

Simultaneamente, haverá a inauguração do Espaço Goeldi 150, uma parceria do ProGoeldi com a Imerys Caulim, no qual a Livraria do Museu será reaberta e onde estarão objetos indígenas e artesanato regional. Neste local, o visitante poderá doar para a Campanha de revitalização do Parque e receber recompensas.

Neste dia festivo também haverá o Café Beneficente, onde os visitantes poderão apreciar a culinária regional, ao mesmo tempo em que contribuem para a revitalização do Parque.

Cronograma do Evento

 9 horas, abertura do Parque com hasteamento da bandeira nacional, do estado do Pará e de Belém pelo Grupo de Nazaré Escoteiros do Mar – 7/PA.

9h15, performance da artista plástica Lúcia Gomes com o público na apresentação de “Baby Che”.

10h00, Diretor do Museu Nilson Gabas Junior abre o evento e convida as autoridades presentes ao palco em frente a Rocinha, para fazerem a “pincelada inaugural” da pintura do Museu, com espaço para autoridades também participarem do ato. Com um bolo de flores (mudas e flores que o público poderá levar para casa), os presentes cantarão parabéns ao Museu.

10h00, os presentes serão convidados a visitarem a exposição Museu e Você na sala transversal da Rocinha e a visitarem o Espaço Goeldi 150, onde está instalado um Café Beneficente.

Na sequência, os presentes serão convidados a abraçar a Rocinha, simbolizando um abraço ao Museu Goeldi. Esta etapa terá filmagem por drone pelo jornalista e fotógrafo Paulo Santos, que oferecerá as imagens para a mídia.

Plantio da “Árvore dos 150 Anos”.

11h00, fim do evento, passeio livre pelo Parque Zoobotânico.

Serviço

Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi – Av. Magalhães Barata, 376 – Belém/PA20151201_074041

, ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: