Marajó Mulher: I Festival de Cinema Marajoara

Por Instituto Peabiru
Publicado em 30/06/2017

embarca marajo.png

Marajó Mulher

O que significa ser mulher no Marajó? Ser mulher marajoara? O que as torna iguais e ao mesmo tempo específicas frente a todas as outras mulheres do mundo? Estas perguntas foram o norte para a Associação Cultural Dalcídio Jurandir buscou responder em mais uma de suas obras de ficção, mas a partir de relatos de pessoas reais, no filme Marajó Mulher. Trata-se de se compreender a cultura marajoara, através de suas crenças, cotidiano, linguagem, a partir do ponto de vista do próprio marajoara.

Marajó Mulher, obra de ficção de 43 minutos, realizado pela Associação Cultural Dalcídio Jurandir, dirigido por Pedro Nicácio e produzido por VF2 (Produtora de Ponta de Pedras), mostra a história de 3 mulheres ribeirinhas marajoaras, com sonhos e perspectivas diferentes, mas que têm em comum a vontade de trazer melhoras para a qualidade de vida das mulheres de sua comunidade. Este filme foi realizado com apoio do Instituto Peabiru através do Projeto Embarca Marajó, financiado pelo Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.

Além de apresentar o modo de vida da mulher do marajoara, o filme é uma ferramenta de mobilização social nas discussões sobre gênero e da relevância do papel da mulher na sociedade. A escolha de realizar o filme veio do fato de ser uma linguagem universal, de rápida compreensão, para mostrar a singularidade das mulheres marajoaras, com suas histórias de exploração, de lutas e vitórias, através de uma linguagem simples e com o sotaque do “caboco”.

Marajó Mulher, história nascida a partir das pesquisas pelo grupo de atores da Associação Cultural Dalcídio Jurandir, que buscaram em histórias reais sua fonte de inspiração. O filme narra a história de 3 amigas que se conhecem desde a infância e que ao chegarem na vida adulta têm de lidar com toda cultura patriarcal tradicional onde a mulher desempenha um papel secundário nas relações, mas mesmo com todas as dificuldades não deixam de sonhar uma vida melhor para si e para todas as mulheres de sua comunidade.

O Projeto “Embarca Marajó”, é uma realização em parceria entre o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IIEB), Instituto Peabiru e Instituto Vitória Régia, com apoio do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.

A iniciativa Embarca Marajó surge a partir da estratégia da Caixa Econômica de estimular o desenvolvimento e a sustentabilidade em comunidades do território Marajoara, estratégia esta prevista no Programa de DIST – Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios. O Projeto tem por objetivo implementar ações de desenvolvimento socioeconômico e ambiental sustentável, com vistas ao desenvolvimento local integrado a políticas públicas nos municípios onde trafega a agência Barco Ilha do Marajó, Pará (Bagre, Breves, Curralinho, Melgaço, Muaná, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, São Sebastião da Boa Vista e Soure) e uma de suas ações é a de incentivar a produção local de filmes regionais através de amostra de cinema marajoara.

Entre os dias 30 de junho e 16 de julho será realizado o I Festival de Cinema Marajoara, nos municípios de Ponta de Pedras, Portel, Breves, Curralinho e Salvaterra, oportunidade em que estreará o filme Marajó Mulher, além de exibições de produções marajoaras e que têm o Marajó como tema.

Programação do festival:

  • Dias 30/06 e 01/07 – Ponta de Pedras
  • Dias 04 e 05/07 – Portel
  • Dias 06 e 07/07 – Breves
  • Dias 08 e 09/07 – Curralinho
  • Dias 15 e 16/07 – Salvaterra

 

FICHA TÉCNICA

Marajó Mulher

direção Pedro Nicácio

fotografia e câmera Fernando Fernandes/Felipe Boulhosa

edição Fernando Fernandes

roteiro Pedro Nicácio

som direto Fernando Fernandes

colorista Fernando Fernandes

color grading Fernando Fernandes

pós-produção de áudio Vânia Santos

sonorização Vânia Santos

produção Ângelo Souza

design gráfico Fernando Fernandes

assistente de edição Vânia Santos

Realização: Associação Cultural Dalcídio Jurandir/Instituto Peabiru

Patrocínio: Projeto Embarca Marajó

Confira aqui o teaser do filme!

Após a estreia, o filme será disponibilizado no YouTube para o público geral!

 

materia marajo.png

 

 

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários