Iluminação solar chega às ilhas de Belém – confira trabalho em campo
Na última quarta-feira, 19 de julho, o Instituto Peabiru realizou trabalho, junto a parceiros, na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, na Ilha de Paquetá, Belém ribeirinha, onde foram instalados 23 kits de energia solar em residências e um centro comunitário.

Casas da comunidade Nossa Sra da Conceição, ao longo do Rio Jamaci, na Ilha de Paquetá (Belém, PA) agora estão iluminadas com energia solar. Julho de 2017. Foto: Mariana Buoro
A equipe em campo contava com colaboradores do Instituto Peabiru, do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade (IDEAAS), do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE, da Universidade Federal do Pará); do Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB); e da Paróquia São Francisco das Ilhas, todos parceiros no Programa Luz para uma Vida Melhor.
O Programa oferece acesso a energia sustentável de baixo custo a comunidades isoladas na Amazônia. No caso desta Comunidade, serviços com alta demanda local como iluminação e ponto para recarga de celular foram disponibilizados através do kit “Bakana Solar”.
![20170719_104948[1]](https://peabiru.org.br/wp-content/uploads/2017/07/20170719_1049481.jpg)
Dona Ermelinda Costa sorri com o novo bico de luz instalado em sua residência. Comunidade Nossa Senhora da Conceição, Ilha de Paquetá, Belém, PA. Julho de 2017. Foto: Mariana Buoro.
Durante a visita, parte da equipe se dedicou a questões de ordem técnica nas instalações e sistemas de energia solar nas residências. Enquanto isso, outra parte aplicou questionário diagnóstico junto a todas as famílias, a fim de estabelecer perfil de demanda energética, impressões iniciais, e impactos da chegada da energia solar na qualidade de vida das famílias – inclusive para planejar a extensão de escala e replicabilidade dos sistemas.

Equipe técnica trata de ajustes nas placas solares que agora iluminam as casas da Comunidade Nossa Senhora da Conceição, Ilha de Paquetá, Belém, PA. Julho de 2017. Foto: Rafael Araujo.
A iniciativa é parte da mobilização de diversos parceiros para a oferta de serviços energéticos a comunidades ribeirinhas na Amazônia que sofrem com exclusão energética.
Clique aqui para saber mais sobre o Programa Luz para uma Vida Melhor.
Veja mais fotos em nossa galeria.