Iluminação solar chega às ilhas de Belém – confira trabalho em campo
Na última quarta-feira, 19 de julho, o Instituto Peabiru realizou trabalho, junto a parceiros, na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, na Ilha de Paquetá, Belém ribeirinha, onde foram instalados 23 kits de energia solar em residências e um centro comunitário.
A equipe em campo contava com colaboradores do Instituto Peabiru, do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade (IDEAAS), do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE, da Universidade Federal do Pará); do Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB); e da Paróquia São Francisco das Ilhas, todos parceiros no Programa Luz para uma Vida Melhor.
O Programa oferece acesso a energia sustentável de baixo custo a comunidades isoladas na Amazônia. No caso desta Comunidade, serviços com alta demanda local como iluminação e ponto para recarga de celular foram disponibilizados através do kit “Bakana Solar”.
Durante a visita, parte da equipe se dedicou a questões de ordem técnica nas instalações e sistemas de energia solar nas residências. Enquanto isso, outra parte aplicou questionário diagnóstico junto a todas as famílias, a fim de estabelecer perfil de demanda energética, impressões iniciais, e impactos da chegada da energia solar na qualidade de vida das famílias – inclusive para planejar a extensão de escala e replicabilidade dos sistemas.
A iniciativa é parte da mobilização de diversos parceiros para a oferta de serviços energéticos a comunidades ribeirinhas na Amazônia que sofrem com exclusão energética.
Clique aqui para saber mais sobre o Programa Luz para uma Vida Melhor.
Veja mais fotos em nossa galeria.