ProGoeldi e Celpa divulgam apoio ao Museu Goeldi para Aquário e Sinalização do Parque Zoobotânico

Por Instituto Peabiru
Publicado em 23/04/2018

O Programa ProGoeldi foi contemplado pelo programa Celpa Mais Desenvolvimento Social para realizar melhorias do Aquário e desenvolvimento e implantação de novo Sistema de Sinalização do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, Pará, num investimento de 400 mil reais. O ProGoeldi atua desde 2014, principalmente para a revitalização do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

celpa.png

O Diretor do Museu Emílio Goeldi, Nilson Gabas, divulga e agradece o apoio da Celpa. Foto: Acervo Peabiru.

Este recurso será investido em espaço para receber, cuidar e adaptar os animais do Aquário Jacques Huber, realizar o isolamento acústico e adquirir diferentes equipamentos e mobiliários. Este é o mais antigo aquário público do Brasil, com 107 anos, e apresenta importantes espécies de peixes e répteis da Amazônia.

De forma pioneira, será elaborado pela equipe do Instituto Peabiru e parceiros o projeto de Design de Sistema de Sinalização Visual do Parque como um todo, com o projeto gráfico e técnico de placas e suportes de identificação, direcionais e informativos, visando a orientação e circulação do público interno e externa, a identificação das dependências e recintos e a informação sobre as diversas espécies de fauna e flora do Parque, bem como a produção de placas e suportes em materiais adequados ao ambiente, com o acompanhamento de produção e implantação da família de sinalização (painel diretório, totens direcionais, placas de identificação, informação e segurança, bem como marcadores de percurso.

Desde sua criação, o Programa ProGoeldi apoiou a pintura e revitalização dos muros externos e edificações históricas, pequenas melhorias em diferentes espaços do Parque Zoobotânico, a reabertura da livraria (hoje Espaço Museu Goeldi), e a realização de diferentes eventos. Isso só foi possível a partir de parcerias com o Governo do Estado do Pará (SUSIPE e ProPaz), Akzo Nobel (Tintas Coral), Banco da Amazônia, Imerys, e doações de pessoas físicas. O aporte da Celpa é o maior investimento no ProGoeldi até hoje!

O apoio da Celpa também é um marco, na medida em que apresenta o caminho de parceria entre o setor público, a iniciativa privada e facilitada por organizações da sociedade civil. Todo esse esforço é para melhor receber os mais de 400 mil visitantes anuais que buscam o Parque, este lugar tão especial aos belenenses que o chamam carinhosamente de “o museu”!

Como apresentado em 4 de abril último, pelo presidente da Celpa, Novato Castro, a empresa anunciou as instituições contempladas no projeto Celpa Mais Desenvolvimento Social, num investimento de 4,5 milhões de reais. Além do ProGoeldi (Museu Goeldi), foram comtemplados Lar Fabiano de Cristo e Associação Paraense de Pessoas com Deficiência (APPD), em Belém; Associação Beneficente e Educativa Castelho dos Sonhos e ONG Noolhar, em Catanhal; Associação Caminhos de Emaús em Conceição do Araguaia; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Marabá; Associação Artístico Cultural Maestro Wilson Fonseca, em Santarém.

 

 

aquário.png

Visão externa do Aquário Jacques Huber, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emilio Goeldi.

 


O Instituto Peabiru é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com 19 anos de atividade, sede em Belém do Pará, com a missão de facilitar processos de fortalecimento da organização social e da valorização da sociobiodiversidade, especialmente para que as populações extrativistas e os agricultores familiares da Amazônia sejam protagonistas de sua realidade. Atua no Pará, Amapá, Maranhão e Bahia.

 

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários