Instituto Peabiru inicia ação para fortalecer a Associação dos Moradores da Vila dos Palmares

Por Instituto Peabiru
Publicado em 26/06/2018

Em parceria com a Agropalma S.A, o Instituto Peabiru inicia o projeto Agenda 2030 Local da Vila dos Palmares, Tailândia, Pará, para o alcance dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta iniciativa, que será realizada pelos próximos 5 anos, é parte de um 2o ciclo de projetos desta parceria iniciada há dez anos.

O proposta é fortalecer a Associação dos Moradores da Vila dos Palmares (AMDP) para que mobilize a comunidade e seja protagonista na implantação da Agenda 2030 Local na Vila dos Palmares.

No primeiro ciclo de ações, de 2009 a 2014 – a Agenda 21 na Vila dos Palmares – , a metodologia de Agenda 21 Local foi utilizada como ferramenta para identificar as necessidades e criar um plano de mobilização da sociedade civil da Vila dos Palmares propondo, assim, um caminho de negociação, entre os atores de interesse, acerca dos direitos básicos da população local.

Entre os resultados destaca-se o maior protagonismo dos atores sociais locais da Vila dos Palmares no enfrentamento de seus desafios socioeconômicos. Para tanto, foi construído um Plano de Desenvolvimento e realizado um processo monitoramento do plano, visando o controle social das atividades previstas. Na prática, o Programa contribui para sensível aumento de atenção da municipalidade de Tailândia para a Vila, inclusive com a criação do Distrito, bem como a conquista de diversas melhorias nas áreas de saúde, segurança, comunicação, entre outras.

Agora, com a substituição da Agenda 21 local pela Agenda 2030 e seus Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), ampliam-se as temáticas e qualifica-se melhor as metas.

Para este segundo ciclo, estão previstos um conjunto de encontros e oficinas, a elaboração de diagnósticos, planejamentos e execução de ações. Especial atenção será para a mobilização de amplo espectro de atores da Vila dos Palmares buscando garantir a representatividade dos diferentes grupos sociais.

Conheça os principais resultados da  Agenda 21   na Vila dos Palmares, bem como as  avaliações externas sobre esta ação (Indicadores Socioambientais)


 

Instituto Peabiru é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com 19 anos de atividade, sede em Belém do Pará, com a missão de facilitar processos de fortalecimento da organização social e da valorização da sociobiodiversidade, especialmente para que as populações extrativistas e os agricultores familiares da Amazônia sejam protagonistas de sua realidade. Atua no Pará, Amapá, Maranhão e Bahia.

 

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários