Instituto abre a Lojinha do Peabiru com produtos da Amazônia

Belém recebe um novo espaço para o consumo consciente de produtos da sociobiodiversidade da Amazônia. Lojinha do Instituto Peabiru onde serão divulgados e comercializados produtos da sociobiodiversidade do Pará, especialmente de povos e comunidades tradicionais, da agricultura familiar e de pequenos empreendedores rurais. Esse espaço é resultado do apoio do Instituto GPA/ASSAÍNesta primeira etapa priorizando os produtos alimentares. O espaço está localizado na sede do Instituto Peabiru, no Bairro do Reduto, na zona central de Belém, na Rua Ó de Almeida 1083, entre a Rua Rui Barbosa e Rua Benjamim Constant (a mesma do Shopping Boulevard). A Lojinha do Peabiru funciona de segunda a sexta, das 11h às 17h. 

farinhademandioca.lojinhapeabiru.foto.dalissacabral

Farinha de Mandioca do Seu Miguel | Foto Dalissa Cabral

 

Produtos típicos da região amazônica estão disponíveis na Lojinha do Instituto Peabiru. Como farinhas da Casa de Farinha do Seu Miguel, produzidas no município de Augusto Corrêa, referência na região Bragantina. Os chocolates artesanais da Dona Vera (chocolate 95% e 100%, nibs de cacau e amêndoas de cacau), confeccionados na ilha de Boa Vista, município do Acará.

licordetucupi.lojinhapeabiru.foto.dalissacabral

Licor de Tucupi, produto exótico da Genuína Jambu. | Foto Dalissa Cabral

Também, os exóticos produtos da Genuína Jambu: licor de tucupi, cachaça de jambu, geleia de tucupi, conserva de flor de jambu e muitos outros produtos.

O conceito

A ideia de criar uma espaço para comercializar produtos da Amazônia é antiga. Em seus 20 anos, o Instituto Peabiru percebeu que muitas comunidades e empreendedores, mesmo com ótimos produtos, apresentam grande dificuldade de acessar os mercados; tanto porque se encontram distantes fisicamente ou sofrem a precariedade dos meios de comunicação.

Muitas vezes, estes são levados a repassar a sua produção a baixo valor. Na Lojinha do Peabiru os produtos têm história, representam um grupo social, um território, uma característica que os identifica. Seus preços consideram um valor justo ao produtor e aos esforços para se alcançar o mercado.

Mais que um ponto de venda, a Lojinha visa fortalecer a posição do produtor nas diferentes cadeias de valor da sociobiodiversidade. É local para apresentar amostras, encontros de negócios e ponto de apoio aos produtores. Afinal, o objetivo de todos – produtores, comerciantes e compradores – é a Amazônia valorizada e sustentável – que mantenha a floresta em pé e com respeito aos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade. Daí o nome da empresa criada pelo Instituto Peabiru para gerir a Lojinha e outras ações – a Peabiru Produtos da Floresta Ltda.

baunilhadaamazonia.lojinhapeabiru.foto.dalissacabral

Semente de Cumaru ou baunilha da Amazônia, como é muito conhecida. | Foto: Dalissa Cabral

 

Agora, como empresa, seremos uma parte interessada da cadeia, responsável por diferentes ações, como logística, emissão de nota fiscal, cumprimento de exigências da legislação, e buscando os melhores nichos de mercado que remunerem justamente todos os envolvidos. (João Meirelles Filho, Diretor Geral, e Hermógenes Sá, Diretor Executivo do Instituto Peabiru em entrevista para o site)

Leia a entrevista na integra aqui.

 

A parceria com o Grupo Assai e Instituto GPA

A Lojinha do Peabiru só se tornou realidade a partir da doação do Grupo Assaí e Instituto GPA. Com este apoio, reformamos e equipamos o espaço, mobilizamos parceiros, financiamos os custos iniciais e estruturamos o negócio. O apoio também inclui fortalecer a cadeia de valor do mel de abelhas sem ferrão, desde a produção em Monte Alegre e Curuçá, no Pará, até a sua chegada para o consumidor, com a necessária segurança alimentar.

 

Agenda

A Lojinha também realizará eventos abertos ao público com produtores, chefs e pesquisadores, além de provas e lançamentos de produtos. Visitas podem ser agendadas pelo contato abaixo. Peabiru Produtos da Floresta também participará de festivais e eventos culturais e gastronômicos, como o Circular e muito mais!

Há doze anos, o Instituto Peabiru se dedica a fortalecer a cadeia de valor do mel de abelhas sem ferrão (melíponas). Acaba de conquistar o Selo de Inspeção Federal – SIF e os produtores associados contam com a autorização do SISFAUNA (que regula a criação de animais silvestres). Trata-se do primeiro mel de abelhas sem ferrão totalmente legalizado do Brasil. Este será o primeiro produto a ser lançado na Lojinha. Fique atento em nossas mídias sociais.

 

SERVIÇO
Lojinha do Instituto Peabiru – Peabiru Comércio de Produtos da Floresta Ltda

Horário de funcionamento: 11h às 17h

Local: Rua Ó de Almeida 1083, entre Rua Rui Barbosa e Rua Benjamim Constant

Mais informações: Fone: (91) 3230-1583                   E-mail: luceli@peabiru.org.br

 

, , , , , , , , , ,

2 Comentários em “Instituto abre a Lojinha do Peabiru com produtos da Amazônia”

  1. Marly
    agosto 29, 2018 às 4:32 pm #

    Meus parabéns ao organizadores!
    Sabemos que não é fácil conseguir reunir num só lugar esses produtos da terra . E reunir com os produtores é mais difícil ainda.Muitos moram bem longe e de difícil comunicação.

  2. Obrigado pelo apoio Marly!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: