Instituto abre a Lojinha do Peabiru com produtos da Amazônia

Belém recebe um novo espaço para o consumo consciente de produtos da sociobiodiversidade da Amazônia. A Lojinha do Instituto Peabiru será um ponto de divulgação e comercialização de produtos da sociobiodiversidade do Pará, especialmente de povos e comunidades tradicionais, agricultores familiares e pequenos empreendedores rurais. O espaço é resultado do apoio do Instituto GPA/ASSAÍ e, nesta primeira etapa, reúne principalmente produtos alimentares. Localizada na sede do Instituto Peabiru, no Bairro do Reduto, zona central de Belém, a Loja pode ser visitada no endereço Rua Ó de Almeida 1083, entre a Rua Rui Barbosa e Rua Benjamim Constantfuncionando de segunda a sexta, das 11h às 17h. 

farinhademandioca.lojinhapeabiru.foto.dalissacabral

Farinha de Mandioca do Seu Miguel | Foto Dalissa Cabral

Na Lojinha do Instituto Peabiru o consumidor encontra produtos típicos da região amazônica, como as farinhas da Casa de Farinha do Seu Miguel, produzidas no município de Augusto Corrêa e referência na região Bragantina. Outro destaque da loja são os chocolates artesanais da Dona Vera (chocolate 95% e 100% cacau, nibs e amêndoas de cacau), confeccionados na ilha de Boa Vista, município do Acará. Os exóticos produtos da Genuína Jambu, como o licor de tucupi, a cachaça de jambu e a conserva de flor de jambu, também são opções para saborear os ricos produtos amazônicos.

licordetucupi.lojinhapeabiru.foto.dalissacabral

Licor de Tucupi, produto exótico da Genuína Jambu. | Foto Dalissa Cabral

O conceito

A ideia de criar um espaço para comercializar produtos da Amazônia é antiga. Em seus 20 anos, o Instituto Peabiru percebeu que muitas comunidades e empreendedores, mesmo com ótimos produtos, apresentam dificuldade em acessar os mercados; tanto porque se encontram distantes fisicamente ou pela precariedade dos meios de comunicação.

Muitas vezes, estes são levados a repassar a sua produção a baixo valor. Na Lojinha do Peabiru os produtos têm história, representam um grupo social, um território, uma característica que os identifica. Seus preços consideram um valor justo ao produtor e aos esforços para se alcançar o mercado.

Mais que um ponto de venda, a Lojinha visa fortalecer a posição do produtor nas diferentes cadeias de valor da sociobiodiversidade. É local para apresentar amostras, realizar encontros de negócios e servir de ponto de apoio aos produtores. Afinal, o objetivo de todos – produtores, comerciantes e compradores – é ver a Amazônia valorizada e sustentável – que mantenha a floresta em pé e com respeito aos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade. Daí o nome da empresa criada pelo Instituto Peabiru para gerir a Lojinha e outras ações – a Peabiru Produtos da Floresta Ltda.

baunilhadaamazonia.lojinhapeabiru.foto.dalissacabral

Semente de Cumaru, também conhecida como baunilha da Amazônia. | Foto: Dalissa Cabral

 

Agora, como empresa, seremos uma parte interessada da cadeia, responsável por diferentes ações, como logística, emissão de nota fiscal, cumprimento de exigências da legislação, e buscando os melhores nichos de mercado que remunerem justamente todos os envolvidos.

João Meirelles Filho, Diretor Geral, e Hermógenes Sá, Diretor Executivo do Instituto Peabiru, em entrevista para o site. (Leia a entrevista na íntegra aqui)

A parceria com o Grupo Assai e Instituto GPA

A Lojinha do Peabiru só se tornou realidade a partir da doação do Grupo Assaí e Instituto GPA. Com este apoio, reformamos e equipamos o espaço, mobilizamos parceiros, financiamos os custos iniciais e estruturamos o negócio. O apoio também inclui fortalecer a cadeia de valor do mel de abelhas sem ferrão, desde a produção em Monte Alegre e Curuçá, no Pará, até a sua chegada para o consumidor, com a necessária segurança alimentar.

Programação variada e ponto de apoio à divulgação de produtos da Amazônia

A Lojinha também realizará eventos abertos ao público com produtores, chefs e pesquisadores, além de degustação e lançamentos de produtos. O público também pode agendar visitas pelos contatos da loja (os contatos podem ser encontrados no final do texto). A Peabiru Produtos da Floresta também participará de festivais e eventos culturais e gastronômicos, como o Circuito Circular.

O Instituto Peabiru se dedica há doze anos a fortalecer a cadeia de valor do mel de abelhas sem ferrão (melíponas). O mel acaba de conquistar o Selo de Inspeção Federal (SIF) e os produtores associados contam com a autorização do SISFAUNA (que regula a criação de animais silvestres). Este é o primeiro mel de abelhas sem ferrão totalmente legalizado do Brasil e será o primeiro produto a ser lançado na Lojinha do Peabiru.


SERVIÇO
Lojinha do Instituto Peabiru – Peabiru Comércio de Produtos da Floresta Ltda
Horário de funcionamento: 11h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Local: Rua Ó de Almeida 1083, entre Rua Rui Barbosa e Rua Benjamim Constant.

Mais informações
:
Fone: (91) 3230-1583
E-mail: loja@peabiru.org.br

 

, , , , , , , , , , ,

2 Comentários em “Instituto abre a Lojinha do Peabiru com produtos da Amazônia”

  1. Marly
    agosto 29, 2018 às 4:32 pm #

    Meus parabéns ao organizadores!
    Sabemos que não é fácil conseguir reunir num só lugar esses produtos da terra . E reunir com os produtores é mais difícil ainda.Muitos moram bem longe e de difícil comunicação.

  2. Obrigado pelo apoio Marly!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: