Peabiru Produtos da Floresta lança primeiro mel de abelhas sem ferrão legalizado do Brasil

Por Instituto Peabiru
Publicado em 01/02/2019

Sem abelhas não existe floresta. A afirmação contundente é seguida a risca pelo Instituto Peabiru em seus mais de 12 anos de pesquisas e desenvolvimento tecnológico no manejo de abelhas sem ferrão junto a agricultores familiares da Amazônia. As abelhas sem ferrão são um conjunto de espécies de abelhas originárias do Brasil ainda pouco compreendidas e valorizadas. Além da produção de mel, o principal trabalho das abelhas melíponas é polinizar, isto é, prover o serviço ambiental de garantir que haja a reprodução entre as espécies vegetais, que permite que estas frutifiquem e gerem sementes. A floresta e os ambientes naturais dependem destas abelhas para sua sobrevivência e muitas espécies comerciais, como açaí, cacau, cupuaçú e castanha do Pará também dependem delas como polinizadores.

Meliponário em Curuçá - PA   Foto: Rafael Araujo

Colmeia de criação de abelhas sem ferrão. Foto: Rafael Araújo.

A meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) pela agricultura familiar gera renda complementar, de forma simples e eficaz, especialmente a indígenas, quilombolas e povos e comunidades tradicionais, geralmente com poucas oportunidades de manter negócios sustentáveis para prover renda. Para João Meirelles Filho, diretor do Instituto Peabiru, “temos todo o conhecimento para que cada agricultor familiar da Amazônia possua, além de pequenos animais, como galinhas, também colmeias de abelhas sem ferrão. O ideal seria atender às mais de um milhão de famílias presentes na Amazônia brasileira”. O desafio é grande, mas possível, na medida em que, com a venda do primeiro lote de mel de abelhas sem ferrão legalizado do Brasil, o Peabiru mostra o caminho para os mais de cinquenta mil criadores do país.

Atuando desde 2006 na cadeia de valor das melíponas, este mês o Instituto Peabiru recebe o primeiro lote de mel produzido por abelhas sem ferrão (processo conhecido por meliponicultura), fruto da única cadeia certificada com selo de inspeção federal (SIF) e autorização de manejo pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente). Nos últimos anos o Peabiru tem se dedicado à atuação em temáticas que envolvem o beneficiamento da produção para comercialização, especialmente de produtos e serviços quem têm relação com a conservação da floresta e componentes ligados à origem, social e/ou territorial. “Nos territórios nos quais trabalhamos já há processos produtivos relativamente resolvidos e produtos com qualidade diferenciada. Ao mesmo tempo, existem mercados consumidores para tais produtos. O que falta é o link entre a produção e a comercialização”, diz Hermógenes de Sá, diretor-executivo do Instituto Peabiru.

151111-Urucu amarela Pingo Dagua Curuca R Arajuo copy

Além da produção de mel as abelhas melíponas fazem o trabalho de polinização e garantem a reprodução entre as espécies vegetais. Foto: Rafael Araújo.

Apesar da qualidade reconhecida, os produtos da biodiversidade da Amazônia em geral enfrentam uma série de limitantes de ordem estrutural, como a ausência de regularização fundiária, que impossibilita o acesso ao crédito e ao licenciamento dos projetos; a deficiência da infraestrutura de transporte para o escoamento e de energia para a produção de caráter comunitário; além da significativa falta de assistência técnica para os produtores rurais desenvolverem sua produção de forma sustentável.

IMG_20190201_162110_529

Produto da Floresta bem perto do consumidor

Entre inúmeros exemplos de produtos típicos da região, como as frutas, farinhas e condimentos da Amazônia, o mel de abelhas sem ferrão se destaca por ser um produto de manejo simples, que é produzido em harmonia com a floresta e com grande potencial de comercialização. Fruto de longo trabalho e da atuação constante na assistência técnica e capacitação, de forma inédita no país, os produtores associados ao Peabiru conquistaram a autorização de manejo, necessária por serem as abelhas animais silvestres e também a certificação do mel com o Selo de Inspeção Federal (SIF). Este selo, um dos primeiros concedidos a produtos dessa natureza no Brasil, permite comercializar o mel de abelhas sem ferrão no mercado formal em todo o Brasil.

20190201_150231

Primeiro lote de mel de abelhas sem ferrão com Selo de Inspeção Federal (SIF). Foto: Comunicação Instituto Peabiru.

Sob a marca da Peabiru Produtos da Floresta, junto a diversos outros produtos da biodiversidade, o mel cultivado por mais de 120 famílias em 20 territórios em toda a Amazônia está agora disponível ao consumidor, que pode encontrar o primeiro lote à venda em Belém, na Loja do Instituto Peabiru e, em breve, também na loja virtual. Logo mais, o produto estará também disponível em São Paulo, na loja do Instituto ATA e do Instituto Socioambiental (ISA), no Mercado Municipal de Pinheiros.

Todo este trabalho foi possível graças ao apoio de diferentes financiadores, em destaque BNDES/Fundo Amazônia, Fundação Banco do Brasil, Plataforma Parceiros pela Amazônia (via Idesam e Conexsus), Instituto GPA/Assaí, Bauducco, Programa Petrobras Socioambiental, Embaixada dos Países Baixos, Conservação Internacional, ABN AMRO Foundation e Sambazon. Entre os parceiros técnicos participam instituições como EMBRAPA Amazônia Oriental e Universidade Federal do Amapá (UFAP).

Clique e acesse o Release de lançamento do Mel de Abelhas sem ferrão da Peabiru Produtos da Floresta.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários