Reunidas em Belém, empresas avançam na agenda da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA)

Por Instituto Peabiru
Publicado em 03/05/2019

Em seu terceiro encontro no Pará, representantes de organizações do setor privado dialogaram sobre a governança e os grupos temáticos da PPA

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Mais de 15 organizações se reuniram em Belém (PA), no último dia 23, na terceira reunião entre empresas no Pará que se propõe a construir conjuntamente a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA). O encontro foi sediado pelo Sebrae, em seu espaço dedicado à inovação, o SebraeLab. As organizações do setor privado definiram agendas de trabalho, engajando-se em Grupos Temáticos (GTs) voltados a diferentes linhas de atuação, todos dedicados à promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Entre empresas e entidades empresariais efetivadas como membros e demais organizações envolvidas na construção da Plataforma, o encontro contou com a presença de representantes da Abrapalma, AIMEX, Beraca, Biopalma, Cargill, Hydro, Instituto Humanize, LDC, MRN, Natura, SIMINERAL, TNC Brasil, TNC Peru e Vale. Além destas, participou do encontro o SEBRAE Pará, representado por seu diretor-superintendente, Rubens Magno Júnior, que deu as boas-vindas à PPA e sua proposta de atuação a partir do setor privado.

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Rubens Magno Júnior, diretor-superintendente do SEBRAE Pará dá as boas vindas à PPA

A estrutura de governança da PPA compreende o Comitê de Governança, a Assembleia Geral de membros e os Grupos Temáticos (GTs), além da Coordenação Executiva (CoEx) – Composta por CIAT, ECAM, Instituto Peabiru, Idesam e USAID –, responsável pela facilitação transversal das demais instâncias. O Comitê de Governança, formado por até 8 empresas ou associações empresariais voluntárias em mandato rotativo, tem a missão de aprovar o planejamento estratégico, propostas de governança e comunicação estratégica, funcionando como guardião dos princípios da PPA. Composta por todas as instituições membro da PPA, a Assembleia orienta a construção do planejamento anual de atividades e aprova o relatório anual, além de funcionar como instância de interação e integração entre os Grupos Temáticos. É nos GTs que a atuação da PPA se efetiva, sendo através deles que empresas e associações se engajam em projetos relacionados aos seus temas de interesse. Essa instância engloba tanto as ações já em desenvolvimento pela Plataforma, desde 2017, quanto novas iniciativas planejadas pelo grupo para atuação nos próximos anos. Cada GT terá uma empresa como líder e, alinhados com a missão da PPA, terão autonomia para desenvolver projetos e construir sua agenda de trabalho.

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Representantes das empresas reunidos no SebraeLab


Grupos Temáticos têm agenda orientada para o desenvolvimento sustentável

Os atuais Grupos Temáticos da Plataforma efetivam a missão da PPA de promover, no setor privado, liderança na construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável, a conservação da biodiversidade, das florestas e dos recursos naturais da Amazônia. Na reunião, os representantes consolidaram quatro Grupos Temáticos, que envolvem os temas de Empreendedorismo e negócios sustentáveis; Oportunidades de Investimento e desenvolvimento de novos negócios, com foco na conservação da biodiversidade; Parcerias e ações entre empresas e comunidades; e Sustentabilidade nas interfaces com políticas públicas.

Próximos passos da Plataforma Parceiros pela Amazônia

No tema da Governança, a Coordenação Executiva concluirá no mês de maio a revisão de documentos norteadores da Plataforma, como seu Código de Conduta, Carta de Compromisso e Critérios de Adesão, a serem aprovados pelo Comitê de Governança e então disponibilizados aos membros e interessados. Do mesmo modo, encaminhando sua agenda de trabalho, os Grupos Temáticos se consolidam com a confirmação das organizações interessadas em atuar nos temas propostos. Reuniões iniciais de cada GT devem acontecer ainda em maio, quando os participantes definirão calendário e primeiras ações do grupo, com apoio operacional da Coordenação Executiva. Com o avanço das atividades, um evento de lançamento da PPA no Pará é previsto para o segundo semestre de 2019.

Leia todas as notícias sobre a Plataforma Parceiros pela Amazônia.


Café sustentável a partir da Amazônia

Em uma manhã dedicada à Amazônia, os participantes puderam repor as energias ao degustar o melhor de diferentes produtos típicos da região. Na abertura e no intervalo da reunião, um buffet variado foi servido pelo grupo Pura Amazônia, coletivo de empreendimentos paraenses do setor de alimentos que se dedica à valorização dos produtos desenvolvidos a partir da cultura e da biodiversidade amazônica.


A PPA

A Plataforma Parceiros pela Amazônia é uma iniciativa do setor privado criada em 2017 com a missão de liderar a construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável, a conservação da biodiversidade, das florestas e dos recursos naturais da Amazônia. Seus objetivos envolvem: catalisar investimentos sociais e ambientais na Amazônia; compartilhar boas práticas e aprendizados sobre projetos de desenvolvimento sustentável e conservação ambiental, baseado em resultados e evidências; além de promover novas parcerias e relações entre membros da PPA e da PPA com parceiros e comunidades amazônicas.

 

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