Programa de Aceleração da PPA realiza workshop com foco em estratégias de marketing para negócios de impacto

Com 15 empreendimentos participantes 2º Workshop do Programa de Aceleração da PPA teve foco em Marketing e Comunicação. Foto: Henrique Saunier / Idesam.
Contar a “história por trás do produto” para criar empatia com o consumidor foi o desafio que os negócios de impacto socioambiental tiveram que encarar, no encerramento do segundo Workshop do Programa de Aceleração da PPA, realizado, em Belém (PA) entre os dias 24 e 26 de Abril. Depois de dois dias de discussão e exercícios voltados para marketing, vendas e posicionamento de marca, as 15 empresas aceleradas participaram de uma oficina de comunicação para negócios sustentáveis, facilitada pela produtora O2 Filmes.
Os empreendimentos tiveram a oportunidade de preparar uma apresentação para o time de especialistas da produtora, contando uma história que pudesse mostrar o impacto socioambiental de seus negócios e emocionar o público consumidor. Tendo a internet como principal meio de comunicação atual com os clientes, Janaína Augustin, da O2 Filmes, conseguiu oferecer um retorno imediato aos empreendedores amazônicos, atentos a todas as dicas.
Para Augustin, além de saber vender o produto, os negócios de impacto precisam vender uma história, e a internet pode ser uma boa aliada, principalmente pelo alto alcance e baixo custo. “A primeira comunicação tem que estar no celular. Estudos sobre o tempo de consumo de conteúdo mostram que 70% é feito pelo celular, de maneira rápida”, destaca Augustin.
Rafael Potiguar, da Peabiru Produtos da Floresta, foi uma das pessoas que saíram transformadas do workshop. Segundo Potiguar, o encontro o ajudou a se situar mais enquanto pessoa que trabalha com a Amazônia, inclusive trocando ideias com outros empresários mais experientes.
“Temos a noção do que somos enquanto empreendimento, só que há a dificuldade em como comunicar e mostrar para outras pessoas todo nosso diferencial. Trabalhamos com produtores de comunidades tradicionais da Amazônia, produtos únicos, e temos toda uma história por trás de cada um deles, o desafio é contar isso para outras pessoas e aproximá-las do nosso propósito”, ressalta Potiguar.

Equipe da Peabiru Produtos da Floresta, um dos empreendimentos selecionados para participação no Programa de Aceleração da PPA. Foto: Henrique Saunier / Idesam
Com dez anos de existência, a 100% Amazônia também já sentiu reverberar os ensinamentos do acompanhamento do Programa de Aceleração no dia a dia da empresa, incluindo o sentimento que move a sua atuação na região. “Eu vejo que o nos une é o afeto que temos pela Amazônia, tanto no sentido de acolher e amar, mas também de afetar. Todo o nosso trabalho impacta no meio ambiente e na nossa floresta, e a gente tem a responsabilidade de preservar”, enfatiza Alves.
Focado no posicionamento, relação com consumidores e na criação do universo das marcas, o 2° Workshop do Programa de Aceleração da PPA foi um auxílio para ajudar os empreendedores a “embalar” a identidade que destaca esses negócios e mostrar o impacto positivo que eles vem gerando no meio ambiente e em comunidades da Amazônia.
“Conseguimos ver o nascimento de vários insights nos exercícios entre os empreendedores. Quando eles começam a pensar em seus clientes como personagens, fica mais fácil depois pensar em uma estratégia de mercado”, observa Ana Bastida, da coordenação do Programa de Aceleração.

Empreendedores, facilitadores e equipe do Programa de Aceleração da PPA. Foto: Henrique Saunier / Idesam
Sobre a PPA
A Plataforma de Parceiros pela Amazônia (PPA) nasceu com o objetivo de liderar a construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável na Amazônia junto a empresas e o setor privado, priorizando investimentos em negócios de impacto socioambiental. Na prática, a PPA atua na incubação e aceleração de empreendedores, na realização de estudos estratégicos para ampliação de investimentos e por meio da parceria entre empresas, comunidades e governos.
Atualmente, a coordenação executiva da PPA é exercida pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), a Equipe de Conservação da Amazônia (ECAM) e o Instituto Peabiru.
Sobre o Programa de Aceleração
Em 2018, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) realizou sua primeira Chamada de Negócios, recebendo 81 inscrições. Destas, 15 foram selecionadas para participar do Programa de Incubação e Aceleração da PPA durante o ano de 2019 e inclui a realização de oficinas e workshops, mentorias, assessoria jurídica e contábil, bolsas de estudo e a viabilização de espaços de coworking para as startups e empreendedores selecionados em seu portfólio. Além deste segundo workshop realizado em Belém, mais dois encontros devem acontecer em Manaus (AM) e Santarém (PA).
O Programa é coordenado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM), com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT).
Texto: Henrique Saunier / Comunicação Idesam