3ª Conferência Ethos em Belém debate temas estruturais para Amazônia e o papel da região no cenário socioambiental

Por Instituto Peabiru
Publicado em 20/11/2019

Marcada para acontecer em 28 de novembro, em Belém, a Conferência Ethos chega à sua 3ª edição com painéis que debatem responsabilidade empresarial, mudanças no clima, políticas públicas, usos da terra na Amazônia e direitos de povos e comunidades tradicionais.


Abertura da 2ª edição da Conferência Ethos em Belém, novembro de 2018. Imagem: Conferência Ethos/Divulgação.


A Conferência Ethos, em sua 3ª edição em Belém, pretende promover o conhecimento sobre os fluxos econômicos, produtivos e políticas públicas que, da floresta às cidades amazônicas, possam concretizar os arranjos locais, nacionais e internacionais pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Realizada anualmente desde 1999, a Conferência Ethos é o maior evento do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo. Em 2019, a Conferência Ethos 360, formato em que são realizados painéis simultâneos e integra o público a partir de fones e diferentes canais de áudio, terá edições em 4 capitais brasileiras. Após as conferências do Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, Belém fecha o ano recebendo mais de 10 painéis em um dia de atividades no Hangar Centro de Convenções.

A terceira edição da Conferência Ethos Belém, além de sintetizar as Conferências do Rio de Janeiro, São Paulo e a primeira edição em Recife, soma-se à Conferência Brasileira de Mudança do Clima – CBMC, realizada nos dias 6, 7 e 8 de novembro. A CBMC teve por foco o reforço à posição das empresas e da sociedade civil para a urgência da manutenção do Brasil no Acordo de Paris, a implementação da NDC Brasileira (sigla em inglês para Contribuição Nacionalmente Determinada), com rigor para o aumento das ambições no que se refere a florestas, transição da energia e tecnologias limpas. Na Conferência em Belém, o setor produtivo, os povos da Amazônia e especialmente do Pará, terão a oportunidade de receber os resultados da Conferência Brasileira de Clima dentro de sua programação.

2ª edição da Conferência Ethos em Belém, novembro de 2018. Imagem: Conferência Ethos/Divulgação.


Programação diversa tem a Amazônia em foco

A programação da única edição da Conferência Ethos que acontece no Norte do país aborda questões como Políticas Públicas e experiências para valorização econômica da Floresta Em Pé, além de trazer ao debate temas como serviços ecossistêmicos, bioeconomia e o papel das novas tecnologias e do ecossistema da renovação das empresas na superação dos desafios ligados ao desenvolvimento na região.

Para acessar a programação completa da Conferência Ethos Belém 2019 acesse: conferenciaethos.org/programacao-belem 


Peabiru leva produtos da sociobiodiversidade amazônica ao público da Conferência

O Instituto Peabiru, além da participação em painéis ligados aos seus eixos de atuação, participará com sua lojinha dedicada aos produtos da biodiversidade amazônica. Tal qual o espaço localizado na sede do Instituto, em Belém, o espaço na Conferência Ethos trará ao público chocolates de cacau nativo, mel de abelhas sem ferrão, geleias de frutas típicas da região, além de uma série de outros ingredientes vindos de empreendimentos e comunidades em toda a Amazônia.

Produtos da biodiversidade da Amazônia estarão à venda na Conferência Ethos. Imagens: Comunicação/Instituto Peabiru.

Sobre o Instituto Ethos

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, que completa 20 anos neste ano de 2018, tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. A organização trabalha com questões relacionadas à ética desde sua fundação, em 1998. O Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, criado em 2006, vem estimulando o setor empresarial a incorporar práticas de integridade em seus planos de negócio. A temática dos direitos humanos e da igualdade de gênero e raça também são abordadas no Grupo de Trabalho de Empresas e Direitos Humanos. Além disso, em 2009, o instituto fundou o Fórum Clima, que engaja empresas na busca por soluções para a alteração do clima.


Serviço
3ª Conferência Ethos 360 Belém
28 de novembro de 2019, quinta-feira
9h às 18h
Hangar – Centro de Convenções da Amazônia
Av. Dr. Freitas s/n, Marco Belém – PA
Investimento por pessoa para participação no evento: R$ 100,00
Para formas de pagamentos, descontos e inscrições, acesse o link.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários