Estudo publicado pela PPA destaca oportunidades no uso socioambiental de áreas de reserva privadas
Estudo evidencia a importância de reservas privadas para a conservação e oferece perspectivas de construção de parcerias e referências para um modelo de desenvolvimento territorial sustentável e inclusivo
▪ Por João Meirelles Filho, publicado na Revista Página22.

Potencial de conservação a partir de áreas de reserva privadas é destaque em estudo publicado pela Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA). Foto: Crystal Mirallegro.
Recente estudo da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), intitulado “Usos socioambientais de reservas privadas: diagnóstico e perspectivas para a sustentabilidade de usos da terra” – apresentou, de forma pioneira, como a atuação do setor privado no tema é capaz de contribuir para a conservação da biodiversidade. O trabalho foi coordenado pelos pesquisadores Ima Vieira, do Museu Goeldi, e Cássio Pereira, do Instituto Iniciativa Amazônia (Iniama).
O estudo evidencia a importância de reservas privadas para a conservação, especialmente em áreas altamente antropizadas. Além disso, constrói um repertório de iniciativas empresariais de uso socioambiental de suas reservas florestais, e remonta ao marco legal (com base no atual Código Florestal) que regulamenta áreas e práticas no Brasil. Assim, oferece perspectivas de construção de parcerias e referências para um modelo de desenvolvimento territorial sustentável e inclusivo.
O estudo é uma realização do GT4 da PPA, que se dedica a ações nos temas de Desenvolvimento territorial, relações com comunidades, iniciativa privada e políticas públicas. O estudo completo pode ser acessado em: https://ppa.org.br/publicacoes/
Leia o artigo completo escrito por João Meirelles Filho, Diretor geral do Instituto Peabiru, publicado na Revista Página22.
https://pagina22.com.br/2020/03/03/reservas-privadas-oportunidades-para-a-conservacao/
Nenhum comentário ainda.