Instituto Peabiru adota medidas preventivas em decorrência do novo Corona vírus

Ilustração do novo coronavirus realizada pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC/EUA). Foto: EFE


Diante do atual cenário de nosso país, decorrente da disseminação do novo Corona vírus (causador da doença Covid-19), o Instituto Peabiru adota medidas preventivas para contribuir com os esforços públicos que buscam evitar a propagação no estado do Pará, especialmente em nossas áreas de atuação (o Pará registrou o primeiro caso confirmado de Covid-19 ontem, dia 18 de março). Nesse sentido, buscando assegurar a saúde e o bem-estar individual e coletivo, o Instituto Peabiru determina a seus colaboradores e recomenda a seus parceiros, que adotem medidas preventivas, tais como:

  • Atividades de escritório: A partir de 19 de março de 2020 (quinta-feira) as equipes do Instituto Peabiru adotarão esquema de trabalho domiciliar (home-office) e, apenas quando imprescindível, serão realizadas atividades no escritório, com equipe reduzida e assegurados os devidos cuidados de higienização. Estas determinações são válidas até o dia 20 de abril de 2020, quando reavaliaremos o cenário para sua manutenção ou revogação.
  • Atividades de campo: Atividades externas do Instituto Peabiru ficam suspensas também até 20 de abril de 2020, a fim de evitar possíveis disseminações do vírus em outras cidades e, especialmente, nas comunidades rurais em que atuamos.
  • Até a retomada das atividades normais, que esperamos se dê em breve, nossa equipe estará disponível para atendimento externo através do email peabiru@peabiru.org.br

    Seguimos as recomendações das autoridades sanitárias e especialistas em saúde pública para promover e apoiar o distanciamento social necessários neste momento, buscando impactar o menos possível nossas atividades e a sociedade da qual somos parte.

    Contamos com a compreensão de todas e todos.
    Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos e informações.

    Atenciosamente,

    João Meirelles Filho, Diretor Geral do Instituto Peabiru
    Hermógenes Sá de Oliveira, Diretor Executivo do Instituto Peabiru

Orientações

Seguindo as orientações oficiais das entidades competentes – Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde – reforçamos as recomendações:

Higienização
Em caso de atividades presenciais inadiáveis lavar bem as mãos e os antebraços com água e sabão, por pelo menos 20 segundos. Utilizar álcool em gel 70% para higienizar mãos e antebraços, além das superfícies de equipamento de contato contínuo, como celulares e mouses.

Distanciamento social
Reduzir ao máximo possível a recepção e o encontro com visitantes e fornecedores. Recomendamos fortemente que estes comportamentos de distanciamento social sejam replicados dentro ou fora do horário de trabalho, evitando, sempre que possível, locais de grande fluxo e reunião de pessoas, como ônibus, estações rodoviárias, restaurantes, shoppings, shows, cinemas, teatros, eventos esportivos, entre outros.

Auto monitoramento
Permanecer alertas aos principais sintomas da Covid-19: febre, tosse e dificuldade em respirar. Se sentir febre, desenvolver tosse ou dificuldade em respirar durante este período, medir a temperatura, se auto isolar, limitando o contato com outras pessoas.

A Secretaria de Saúde do Pará informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são o primeiro lugar que se deve procurar caso apresente os sintomas do novo Coranavírus. Deve ser evitada a procura por emergências (como hospitais, prontos-socorros e UPAs), deixando-as prioritariamente para casos graves, ou para pessoas pertencentes aos grupos de risco (idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas graves e imunodeprimidos, pacientes que passam por quimioterapia, doentes cardíacos e diabéticos).

Informação
Buscar informações sobre prevenção, notificação e tratamento nos canais oficiais das autoridades competentes. Os seguintes canais dedicados ao tema estão disponíveis:

Secretaria de Estado da Saúde do Pará (SESPA): http://www.saude.pa.gov.br/coronavirus/
Ministério da Saúde: https://coronavirus.saude.gov.br/
Organização Mundial de Saúde (em inglês): https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019

,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: