Selo UNICEF inicia 6º Ciclo de Capacitações na Amazônia

Iniciativa executada em parceria técnica entre Instituto Peabiru e UNICEF avança na agenda de capacitações adequando ações à pandemia de Covid-19

UNICEF inicia capacitações online de gestores municipais sobre resposta à pandemia do Covid-19 e encerramento do Selo UNICEF. Imagem: Selo UNICEF.


No dia 06 de maio, Pará e Amapá foram os primeiros estados da Amazônia a participar da parte inicial da capacitação online referente ao 6º Ciclo de Capacitações do Selo Unicef. O encontro reuniu 95 pessoas de 45 municípios de ambos os estados. No dia 07 de maio, foi a vez de Amazonas, Acre e Rondônia receberem a capacitação online. Mais de 100 pessoas de 50 municípios das três unidades federativas marcaram presença tirando dúvidas relacionadas à Covid-19 e aos próximos passos do Selo UNICEF.


O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que tem como objetivo contribuir com a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes do Semiárido e da Amazônia brasileira. Para isso, busca fortalecer a gestão municipal e qualificar as políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência nos municípios participantes, garantindo a mobilização social e a participação dos adolescentes. Na parceria técnica entre o UNICEF e o Instituto Peabiru, iniciada em 2013, o Peabiru atua na mobilização e capacitação dos municípios participantes do Selo, promovendo engajamento de gestores, técnicos e lideranças comunitárias para melhoria dos indicadores sociais da infância e adolescência.  Os ciclos de capacitação fazem parte desta agenda, contribuindo para o conhecimento dos municípios sobre a comprovação de ações de validação do selo, ao mesmo tempo em que garantem os direitos de meninas e meninos.

Adequando as ações previstas ao cenário de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e de acordo com as recomendações das autoridades de saúde, o Selo UNICEF realiza seu 6º Ciclo de capacitações integralmente online. Dividido em dois momentos, a primeira etapa já está disponível no site do Selo UNICEF. Gestores municipais e comissões intersetoriais têm a sua disposição 8 módulos com 12 videoaulas, em conteúdos relacionados às orientações sobre as comprovações necessárias para alcançar o Selo UNICEF e para a resposta à pandemia de Covid-19. Os vídeos foram gravados pelos especialistas do UNICEF.

A segunda etapa consiste em oficinas onlines (webinars) com a equipe do UNICEF, parceiros implementadores e comissões do Selo nos municípios. Os encontros acontecem na ferramenta integrada à Plataforma Crescendo Juntos, o Google Meet. Os links são divulgados nos grupos de WhatsApp do Selo UNICEF.

Para ter acesso a todo o conteúdo online do basta acessar o site do Selo UNICEF neste link.


Municípios avaliam os próximos passos do Selo UNICEF

Neste 6º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF uma das novidades foi o cancelamento do segundo fórum comunitário. Para a articuladora de Cachoeira do Piriá (PA), Cristiane Costa, a decisão de cancelar o evento e modificar a forma de prestação de contas à sociedade, garantindo o distanciamento social, foi muito inteligente. “Nesse momento de tantas incertezas, garantir que os municípios concluam esse processo é de muita importância e traz uma tranquilidade e conforto para todos os municípios”. Além de Cachoeira do Piriá, confira no vídeo os depoimentos dos municípios participantes do primeiro módulo do sexto ciclo de capacitações: Marechal Thaumaturgo (AC), Boa Vista do Ramos (AM), Urucurituba (AM), Presidente Figueiredo (AM), Campo Novo de Rondônia (RO) e Marapanim (PA) e Jaru (RO).


→ Para acompanhar as ações do Selo Unicef visite selounicef.org.br

→ Para ler todas as notícias publicadas no site do Instituto Peabiru sobre o Selo Unicef visite a tag Selo Unicef

, , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: