Instituto Peabiru assina convênio de colaboração com Universidade de Salamanca

Por Instituto Peabiru
Publicado em 10/03/2021

Com foco na Amazônia colaboração promove ciclo de entrevistas abordando agendas contemporâneas da região


O Instituto Peabiru celebra assinatura de convênio de colaboração com o Centro de Estudos Brasileiros (CEB) da Universidade de Salamanca, na Espanha. O CEB mantém desde 2019 uma linha de atuação dedicada à Amazônia, e a partir do convênio com o Instituto Peabiru pretende ampliá-la e fortalecê-la, ultrapassando o entendimento da região como um meio físico e biológico, mas como espaço que apresenta complexos aspectos sociais, econômicos, políticos, legais e de desenvolvimento. No dia 11 de março, às 8h, o Centro de Estudos Brasileiros promove roda de imprensa para apresentar seus próximos projetos sobre a Amazônia brasileira. A roda de imprensa contará com a presença do diretor do CEB, o Professor Ignacio Berdugo e o diretor do Instituto Peabiru, João Meirelles. A roda de imprensa, convocada presencialmente no Palácio de Maldonado (Plaza de San Benito, 1, Salamanca) será transmitida ao vivo através das redes sociais do CEB, no Facebook e Youtube.

No dia 17 de março, às 14h (Horário de Brasília), CEB e Instituto Peabiru inauguram o ciclo de entrevistas “Vozes amazônicas”. Com transmissão online, a iniciativa pretende dar visibilidade aos diferentes grupos sociais e às principais agendas contemporâneas da Amazônia brasileira. Para a abertura ,João Meirelles, escritor e diretor do Instituto Peabiru, entrevista Raimundo Magno Nascimento, liderança quilombola, do quilombo África e Laranjituba, em Acará (Pará).


Atualmente, há aproximadamente quinze mil comunidades quilombolas espalhadas por todo o território brasileiro. Muitas delas lutam pela garantia do direito à propriedade de suas terras, estabelecido no artigo 68 da Constituição. ​ ​Raimundo Magno Nascimento é mestre em sustentabilidade pela Universidade Nacional de Brasília (UnB, Brasil) e colaborador da Malungu, a Coordenação das Associações das Comunidades Remanescente de Quilombo do Pará. A entrevista será transmitida ao vivo através das redes sociais do CEB e será totalmente gratuita.

Ainda, no dia 4 de maio tem início o Seminário Internacional “Reflexões políticas e jurídicas sobre a proteção do meio ambiente e as políticas de desenvolvimento na Amazônia”. Entre 4 de maio e 1º de junho, o webinar oferecerá uma sessão semanal, nas quais participarão importantes especialistas em diversos temas, desafios e possibilidades relativas ao aspecto de desenvolvimento da região amazônica. O webinar será inauguradopelo Magnífico Sr. Reitor da Universidade de Salamanca, Ricardo Rivero e o diretor do CEB, o Catedrático de Direito Penal, Ignacio Berdugo.

Acompanhe as redes sociais do
Centro de Estudos Brasileiros

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários