Unidade de beneficiamento do Tipitix é inaugurada no município de Barcarena

Por Instituto Peabiru
Publicado em 08/10/2021

A iniciativa busca agregar valor à produção agroalimentar de base comunitária local.

Reprodução: Hydro.com

Através do projeto Tipitix empreendedores de Barcarena recebem apoio para desenvolvimento de produtos ligados a agricultura familiar.
Foto: Chico Atanásio.

O Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) e a Fundação Mitsui Bussan do Brasil inauguraram, neste dia 08 de outubro, em Barcarena, a unidade de beneficiamento de produtos da agricultura familiar, dentro do projeto Tipitix – Empreendedorismo agroalimentar comunitário. A unidade de beneficiamento visa aumentar a qualidade e o valor agregado da produção agroalimentar de base comunitária local, permitindo que alcance diferentes mercados e consumidores.

Iniciado em março deste ano, o projeto Tipitix oferece, além do espaço para o beneficiamento de produtos da agricultura familiar, estratégias de marketing e comercialização, facilitando o acesso dos produtores aos pequenos estabelecimentos comerciais da região, operadores de restaurantes industriais de Barcarena e startups de inovação na cadeia agroalimentar. O projeto tem duração de 12 meses e, em seu primeiro ano, atenderá cerca de 200 produtores familiares de mandioca e derivados, frutas, verduras, hortaliças e diversos outros produtos de mais de 20 comunidades rurais. A iniciativa representa um investimento de R$ 1,5 milhão. O Instituto Peabiru é o parceiro implementador do projeto Tipitix e está responsável pela administração inicial da unidade de beneficiamento até que seja fortalecido um grupo local para sua gestão no futuro.

“O Fundo de Sustentabilidade Hydro é um parceiro comprometido com os territórios onde atua, ouvindo das comunidades quais são os desafios e atuando para viabilizar soluções sustentáveis. Por meio desta parceria com a Fundação Mitsui Bussan do Brasil, estamos contribuindo para a geração de valor e criação de novos negócios ligados às cadeias de valor agroalimentares de base comunitária, melhorando sua organização, produção e comercialização. Apostamos no investimento de longo prazo em conhecimento, diálogo e capacitação técnica para impulsionar a diversidade de empreendimentos sustentáveis em Barcarena, um território importante para a Companhia no Brasil”, afirma Eduardo Figueiredo, diretor executivo do Fundo de Sustentabilidade Hydro.

Unidade de beneficiamento Tipitix, inaugurada em Barcarena, Pará.
Foto: Instituto Peabiru.

“A Fundação Mitsui Bussan do Brasil tem como objetivo devolver à sociedade brasileira as oportunidades que foram dadas à Mitsui & Co para viabilizar os inúmeros negócios que realizamos no Brasil há mais de 70 anos, apoiando o desenvolvimento socioeconômico do país. Para nós, esta parceria com a HSF está totalmente alinhada com o propósito da Fundação Mitsui Bussan do Brasil, impactando positivamente o desenvolvimento socioeconômico de Barcarena. Acreditamos que a capacitação profissional e o apoio financeiro são essenciais para o desenvolvimento humano e estamos muito felizes por poder apoiar esta causa juntamente com o FSH”, acrescenta Masahiro Mizuhashi, Presidente da Fundação Mitsui Bussan do Brasil.

“Projetos como este buscam agregar valor aos produtos desenvolvidos pela agricultura familiar. Sabemos da grande importância de um projeto como este, que traz para nosso agricultor novas práticas. O investimento econômico e capacitação vão gerar renda e emprego e trazer mais qualidade de vida para o agricultor. É o empreendedorismo que chega para essas pessoas, uma nova forma de fazer agricultura familiar de qualidade. A importância de um projeto destes é grandiosa. Nossos parabéns ao investimento que está sendo feito. A parceria público-privada é de extrema importância para nós. Ela alcança muito mais quando trabalhamos de forma conjunta. Portanto vamos alcançar de forma extraordinária o nosso público-alvo. Precisamos estar unidos para que isso possa ser transformador, e que no fim alcancemos o nosso objetivo”, afirmou a vice-prefeita de Barcarena, Cristina Vilaça.

“Se formos capazes de unificar as ações, que aproveitem os recursos da iniciativa privada, o esforço da gestão pública e a articulação da sociedade civil, a gente vai conseguir ter consistência. A construção da CEDAB foi oriunda de um projeto social. Foi uma articulação da empresa, prefeitura e Governo do Estado. Tinha um comitê onde a sociedade civil estava representada com suas associações, discutindo as etapas desse projeto. Se não fosse essa articulação, a CEDAB não existiria. Então gostaria de dizer que a cooperativa é parceira deste projeto e do desenvolvimento local. Queremos contribuir com essa articulação para juntar nossa organização de produção e ajudar com esse projeto”, disse Nilson Azevedo, presidente da Cooperativa de Extração e Desenvolvimento Agrícola de Barcarena (CEBAD).

Unidade de beneficiamento Tipitix, oferece estrutura para beneficiamento de produtos alimentícios de base vegetal.
Foto: Instituto Peabiru.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários