Instituto Peabiru inaugura portal EAD com curso online gratuito sobre a Amazônia

Por Instituto Peabiru
Publicado em 03/06/2022

Em formato EAD, as aulas oferecem imersão e conhecimento sobre a região que abriga a maior floresta tropical do mundo. As inscrições para o curso poderão ser feitas a partir do dia 05 de junho. Iniciativa foi patrocinada pela Hydro e desenvolvida por organizações consideradas referência no contexto amazônico.

Curso online apresenta diversas perspectivas sobre a Amazônia.
Foto: Rafael Araújo

A Amazônia é um bioma bastante complexo, e conhecer mais sobre suas múltiplas realidades ajuda a ampliar a percepção do público sobre a importância de encontrar formas para o seu desenvolvimento sustentável. A partir desta perspectiva e como parte do seu compromisso de apoiar o desenvolvimento sustentável da Amazônia, a Hydro, junto com parceiros especialistas no tema, lança o curso “Introdução à Amazônia“, desenvolvido inicialmente como parte da capacitação oferecida pela Hydro para seus empregados.

O módulo introdutório do curso original, denominado “Amazônia em Contexto”, está sendo disponibilizado como curso livre, em formato EAD (Educação à Distância), em português e em inglês. Com a execução do Instituto Peabiru, o curso pode ser realizado por pessoas no Brasil e no exterior interessadas em conhecer mais sobre as múltiplas dinâmicas sociais e ambientais da Amazônia. As inscrições estarão abertas a partir do dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo site www.peabiru.org.br/cursos.


Em portal EAD, curso conta com aulas ministradas por diferentes atores da Amazônia.

O curso apresenta um panorama geral sobre o bioma Amazônia, estimulando os participantes à reflexão sobre a biodiversidade, os povos originários e questões atuais.  Para este momento, foram convidados especialistas de diversas áreas para compor o conjunto temático e, a partir dos conteúdos, foram elaborados videoaulas e materiais de apoio para acompanhamento.

Composto por 66 vídeos, totalizando pouco mais de 30 horas de aulas, o curso é dividido em cinco módulos, gravados pelo Instituto Peabiru e parceiros – incluindo professores e pesquisadores, lideranças indígenas e quilombolas, empresas e movimentos sociais – acerca de temas importantes e atuais como um mergulho no contexto amazônico, particularmente da Amazônia brasileira. Entre os parceiros estão a COIAB – Coordenação de Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, a MALUNGU – Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará, o MMIB – Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém, Instituto Romã, Museu Paraense Emílio Goeldi, INCRA, UFRA, USP e UFPA. O curso oferece certificado de conclusão com carga horária de 31 horas e será emitido pelo Instituto Peabiru.

Contexto socioambiental da Amazônia brasileira é tema do curso realizado pelo Instituto Peabiru com oferecimento da Hydro.

“O objetivo do curso é justamente trazer múltiplas vozes atuantes na Amazônia sobre diversos temas para uma introdução ampla. A Hydro debate e compartilha com seus empregados sobre suas práticas de preservação do meio ambiente e da biodiversidade. Nossa proposta é levar esta discussão para além das nossas unidades. Desta forma, reforçamos nosso compromisso com o uso sustentável dos recursos. Acreditamos que uma maior compreensão sobre a Amazônia e sua complexidade ajuda a ampliar a adesão da sociedade às boas práticas de respeito ao meio ambiente”

Domingos Campos, diretor de HSE da Hydro.


Patrocinadora do curso, a Hydro é signatária do Pacto Global das Nações Unidas, que tem objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos em diversas áreas, sendo o meio ambiente uma delas. O investimento em tecnologias sustentáveis para suas operações faz parte da estratégia de negócios da Hydro, assim como o compromisso de desenvolver e apoiar iniciativas que contribuam para a conservação da biodiversidade.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários