Projeto Tipitix chega ao 3º Ciclo e realiza oficinas de preparação para seleção dos novos participantes

Por Instituto Peabiru
Publicado em 12/08/2022

O 3º Ciclo de Desenvolvimento de Negócios terá a duração de quatro meses e é aberto a ideias de empreendimentos relacionados à agricultura familiar de Barcarena, Pará.

Oficina de Elaboração de Propostas. Foto: Mariana Faro

Na última quarta-feira (10), o Projeto Tipitix realizou as Oficinas de Elaboração de Propostas para os inscritos no 3º Ciclo de Desenvolvimento de Negócios. As oficinas fazem parte da fase de seleção dos novos empreendimentos participantes do projeto e contaram com a participação de 30 pessoas, que puderam apresentar e aprimorar suas ideias de produtos.

Durante a oficina os inscritos puderam desenvolver suas ideias e projetos através da assessoria da equipe do Tipitix, que apresentou aos participantes ferramentas para ajudar a desenvolver suas ideias de produto. Na ocasião, os participantes inscritos puderam conhecer mais sobre as fases do projeto, além de visitarem a Unidade de Beneficiamento do Tipitix e experimentarem os produtos desenvolvidos nos ciclos anteriores.

Dos 30 participantes, 20 serão selecionados para participar da fase final de seleção, apresentando suas propostas. A defesa das ideias será feita no formato de “Shark Tank”, com apresentação dos projetos a um comitê de jurados. Cada candidato terá aproximadamente três minutos para mostrar a sua ideia de negócio. Nessa fase os jurados avaliam a relevância do negócio para o desenvolvimento da agricultura de Barcarena, a viabilidade técnica e operacional da sua implementação, o potencial mercadológico, o impacto social e o impacto ambiental naquela região. Os 10 melhores avaliados participarão das atividades do novo ciclo de desenvolvimento de negócios, tendo acesso aos serviços oferecidos gratuitamente pelo projeto.

Oficina de Elaboração de Propostas. Foto: Renata Barbosa

O Tipitix é uma iniciativa do Fundo de Sustentabilidade Hydro e da Fundação Mitsui Bussan do Brasil e conta com o Instituto Peabiru como parceiro de implementação. Além de um espaço para o beneficiamento da produção agrícola, o projeto  oferece assessoria de marketing, contabilidade e comercialização, facilitando o acesso dos produtos de Barcarena ao mercado e a novos compradores, como  estabelecimentos comerciais, restaurantes industriais do município e startups de inovação na cadeia agroalimentar.

O Instituto Peabiru faz a mobilização e seleção dos beneficiários da unidade de negócio e também é responsável pelas atividades da fase de desenvolvimento dos empreendimentos. A seleção dos usuários busca garantir, de forma ampla e equitativa no território, o acesso dos diversos grupos produtivos locais às oportunidades oferecidas pelo projeto.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários